O que é a castração?

Castração e adoção. Eis a solução.O que é a castração?
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes, podem gerar 64 mil filhotes! Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles, e que muitas vezes pode ser evitado por meio da informação.

Como funciona?
Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, a retirada dos testículos.
A cirugia é feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados para tal. O animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana estará totalemnte recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio.

Vantagens da Castração:
1. Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos
2. Elimina a Gravidez Psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva;
3. Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4. Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5. Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6. Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos – e o embaraço gerado com as visitas!;
7. Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8. Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos sobre a Castração:
- “Castração engorda?”
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.

- “Eu não posso pagar!”
O custo da operação será amplamente compensado por futuros custos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e crias, bem como eventuais complicações no parto ou despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento.

- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?

- “Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria…”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.

- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.

- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

Fonte: Arca Brasil
Imagem de My World Order

About these ads

22 Responses to “O que é a castração?”


  1. 1 claudia 6 outubro, 2009 às 9:18 pm

    ola, preciso de ajuda… é assim a minha família esta em duvida se deve ou não castrar o meu cão.. o que é facto é que já se ouviu tanta coisa a favor como contra, dizem que castrando os cães eles tornam-se meigos ou maus… o que é facto é que o meu cão anda a morder sem ter motivos para morder e nos já temos medo de estar com ele porque não sabemos o quando ele nos pode morder o que devo fazer castrar ou não? já me disseram que nestes casos o cão ira tornar-se mais agressivo, temos uma criança e temos medo o que pode vir acontecer podem dar-me a opiniãopfv

    • 2 Priciane 28 abril, 2013 às 9:05 pm

      Acho q não se deve castrar além de o animal sofrer cm a dor eles perderam a chance de se reproduzir como Deus os fez…

      • 3 Ateu 13 abril, 2014 às 4:38 pm

        NOSSA PRICIANE, muito ridículo a sua opnião, o castramento de animais é totalmente normal e eles não sofrem como você imagina…. Não posso interferir na sua mente mas fazer o que :/

  2. 4 Joao 10 fevereiro, 2010 às 2:53 pm

    Ola estou com bastantes dovidas em relação a castração, tenho um Cão 2anos e 8k nas tem um sopro cardiaco e gostava de saber se realmente vale a pena fazer uma cirurgia com o problema, é e tutalmente soudavel tirando o coração mas tenho medo que algo corra mal.
    Sera que é boa idea? Sera que nao?

    Respondam pf

  3. 5 carol 20 maio, 2010 às 11:18 am

    ai coitado dos animais

    • 6 Joao 20 maio, 2010 às 7:08 pm

      em resposta a carol, e uma mais valia para eles, pk empede duencas enfecontagiosas assim como o cancro da prostata, o cao para alem de ficar mais meigo, e mais protector do amigo “Dono”, por isso eu aconselho vivamente, a castraçao animal, o meu cao ja foi castrado e correu lindamente nenhum problema cardiaco. Agora desconfiem é se o preço for mais baixo de 60 euros.

      Abraço

  4. 7 luciana carvalho da silva 16 julho, 2010 às 9:12 pm

    eu castrei minha cachorra e ela está bem nervosa…. até me mordeu

    • 8 Deborah Leão 6 junho, 2011 às 4:21 pm

      Durante o período de recuperação a cadela pode ficar mais sensível, sim. É preciso mantê-la em repouso até que se recupere bem. A agressividade pode inclusive ser um sinal de dor.

  5. 9 cristina 2 outubro, 2010 às 10:03 pm

    Gostaria de saber como é feita a cirurgia de castração na fêmea, abre a barriga? Qual o tamanho da abertura?

  6. 11 Hemerson 17 março, 2011 às 6:37 am

    A castracao nas femeas nao se faz pela abertura de bariga,mas sim retiram se o utero e as trombas

  7. 13 Marina 26 maio, 2011 às 9:28 pm

    Eu estou com dúvidas em castrar minha gata, pois acho que vai custar caro para pagar,e tambem isso trás muitos privilégios, esse é meu medo.

    • 14 Deborah Leão 6 junho, 2011 às 4:18 pm

      Marina, a castração praticamente não traz prejuízos para a sua gata. É um procedimento cirúrgico simples. Tem os riscos de qualquer procedimento – anestesia, sangramento, etc – mas nem de longe é dos mais perigosos. O custo é uma questão de conversar com o veterinário. Diversas prefeituras promovem mutirões de castração a preços populares, você pode pesquisar e descobrir se há algo assim por aí. Faculdades de Medicina Veterinária também costumam ter hospitais que atendem a preços melhores.

      Uma prenhez indesejada pode ser um problemão, vale a pena evitá-lo castrando sua gatinha.

  8. 15 jodson 17 junho, 2011 às 10:23 pm

    Jamais faria isso com meu cãozinho,coitado sem poder se reproduzir, ta loko jamais deixaria fazer isso com um animal.
    ninguém gostaria de ter seus testículos arrancados fora.
    gente não castrem-os, eles não tem culpa de nada

  9. 16 herika 20 agosto, 2011 às 9:56 am

    eu acho tambem a cadastraçao orrivel
    mas tenho que deixar

  10. 17 felipe 15 julho, 2012 às 9:31 pm

    Não castrem. Castrei minha gata, e ela não mia mais direito, engordou, a maior bobagem que já fiz. Tenho pena dela hoje. Em gato macho da pra fazer, eu acho, vasectomia. Mas não deixe arrancar o testiculo do gato ou o útero da femea. Se isso ocorrer eles não produzirão mais hormonios. E isto que gera os problemas.

  11. 19 iytuitryir 7 setembro, 2012 às 6:43 pm

    o castração de gato macho é cortando o pintinho dele? mas ai como ele vai urinar?

  12. 20 Luiz 31 outubro, 2013 às 4:02 pm

    Falta de informação aqui é braba… O pessoal tem preguiça ATÉ de ler o post completo antes de comentar rsrs phoda hem…
    Tratar um animal como ser humano é que é uma brutalidade com o bicho. E na maioria das vezes o vemos correndo super AGITADO e achamos que ele é feliz. LEDO ENGANO, estão neuróticos, não conseguem parar. Precisam e devem ser ajudados.

  13. 21 Luciane 6 janeiro, 2014 às 9:01 pm

    Olá eu estou com uma imensa dúvida, tenho um casal de gatos e mandei-os castrar, só que depois de um tempo eu percebi que tiraram o pintinho do macho , isso não acarreta problemas ?


  1. 1 Como tornar a vida deles mais agradável? « Dicas de Adestramento - Não se estresse, adestre. Cães e gatos, clicker training, comandos básicos, sugestões de leitura e notícias. Trackback em 26 junho, 2008 às 7:10 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 557,933 visitantes desde jan/08

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: