Comando "deixa"

Já posso pegar, mãe?

O começo é bem simples. Coloque um petisco dentro da mão fechada, e aproxime a mão de seu cão. Ele vai cutucar com o focinho, cheirar, lamber, bater a pata. Não faça nada.

No momento em que ele parar (e todos param, depois de tentar muita coisa), clique (ou elogie, se você não usa o clicker), e abra a mão, deixando que ele pegue a recompensa. Faça isso algumas vezes. Logo você vai perceber que cada vez mais rápido ele pára de tentar. No começo, aceite que ele olhe para a mão, depois comece a esperar até que ele faça contato visual com você.

Quando ele estiver fazendo contato visual, introduza o comando “deixa”. A partir daí, comece a deixar a mão cada vez mais aberta, um pouquinho de cada vez, e diga “deixa”. Se ele vier, feche a mão. Abra novamente, e dê o comando. Se ele olhar para você, clique e petisco.

Quando estiver conseguindo deixar a mão completamente aberta, comece a testar em superfícies diferentes. Uma cadeira, uma mesa, o chão. Esteja sempre com a mão (ou o pé, no caso do chão) pronta para cobrir o petisco. Se o cão avança para pegar, você não diz nada, não xinga o cão, simplesmente cobre o petisco e impede que ele o pegue.

O que se está ensinando é, simplesmente, auto-controle. O cão aprende que precisa desistir para obter, e descobre que desistir não significa perder. Não é à toa que o apelido dessa brincadeira é “zen canino”…

Depois de começar, o negócio é treinar, treinar, e treinar. Hoje, eu consigo dizer “deixa”, e as meninas não pegam algo que esteja no chão, por exemplo, ou na mão de alguém. É claro que, em troca, sempre tem algo gostoso. Um cão que sabe se controlar é bem mais fácil de conter perto das pessoas.

Deborah Leão

Anúncios

0 Responses to “Comando "deixa"”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 726,650 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: