Começando a treinar com clicker – parte II

Passo 4. Testando o comando
Tente dizer o comando verbal. Se o seu cão fizer o truque, clique dê a ele um “jackpot” — um monte de petiscos que ele adora e bastante carinho!
Dica: Sempre que você REALMENTE gostar de algo que seu cão fizer, clique e recompense com petiscos melhores.
Se ele não executar o truque quando você der o comando verbal, você se adiantou. Trabalhe nos Passos 2 e 3 por mais tempo.

Passo 5. Ignore comportamentos sem o comando
Quando o cão estiver constantemente fazendo o truque quando você der o comando, pare de clicar/recompensar ele por fazer no resto do tempo. Simplesmente ignore esses comportamentos “espontâneos”. Continue a clicar/recompensar quando ele fizer sob comando.
Nota 1: Você vai perceber que seu cão vai começar a fazer o truque várias vezes assim que você parar de recompensar. Isso é normal. (Você provavelmente faz a mesma coisa quando um botão pára de funcionar. Ao invés de tentar alguma outra coisa, você simplesmente aperta o botão várias vezes, mais forte, antes de desistir!).
Nota 2: Capturar o comportamento é uma boa maneira de controlar comportamentos indesejados, como latir ou pular em você. Mas esteja atento para o que acontece depois (ver Nota 1). Para manter comportamentos indesejados sob controle, é sempre bom dar o comando do comportamento que você não quer, clicar/recompensar de vez em quando – faça sessões de pulos ou latidos!

Passo 6. Torne-se um recompensador aleatório
Agora, tente fazer o seu cão repetir 2 ou 3 vezes o truque antes de clicar/recompensar.
Dica: É uma boa idéia dizer “Muito bem!” a cada vez, só para que seu cão saiba que está fazendo certo.
Isso é chamado “colocar o comportamento em um programa de reforço variável”. O cão não sabe quando ele vai receber a grande recompensa, então ele vai continuar tentando – da mesma forma que pessoas na loteria.
Importante: Já que você está recompensando com menos frequência, você também pode ser mais exigente – apenas recompense os “senta” mais certos, ou as levantadas de patas mais altas. Aqui é que o comportamento é aprimorado. Nota: Algumas pessoas preferem aprimorar o comportamento antes de adicionar o comando verbal.

Passo 7. Generalize
Agora ensine o cão que esse comando vai funcionar em todo lugar. Mude para diferentes locais da casa e tente. Vá para fora e tente. Tente com a coleira ou sem. Tente no carro, no parque e no veterinário.
Dica 1: Você pode precisar voltar alguns passos, talvez até mesmo voltar para o Passo 2, se o nível de distrações é alto.
Dica 2: Você pode dar recompensas maiores para cada conquista.
Seu cão irá “generalizar” o comportamento, e vai aprender que é o comando que é importante, não o fato de que ele está na cozinha, de que está quase na hora do jantar ou que está com a coleira.
Você conseguiu!
Seu cão aprendeu um novo truque, e você aprendeu uma nova maneira de treinar!

Fonte: San Francisco SPCA’s training department. Copyright Stacy Braslau-Schneck, 1998.

Anúncios

2 Responses to “Começando a treinar com clicker – parte II”


  1. 1 jorge di paulla 16 março, 2010 às 8:19 pm

    Achei muito fantastico o trabalho com o cliquer, Só não estou encontrando aqui em salvador/Ba Sou adestrador e ja tenho alguns curso e vc estar de parabens com o seu papel de semeador sempre quem ganha é os animais e os donos de cães. J.de.Paulla

  2. 2 norberto 22 novembro, 2010 às 1:17 pm

    sou adestrador a pouco tempo mais tenho muito talento gostei muito desse metodo click gostaria muito de obter 1. moro em salvador como faço para conseguir? Amo muito o adestramento canino poriço pesquiso muito sobre alexandre rossi. mim espelho nele meu sonho é tomar aulas com o alexandre rossi e aprender muito mais sobre o pesamento dos cães.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 710,955 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: