Entrevista com Juliana Mourão

Aslam e Juliana Mourão 1. Olá, Juliana, quando e como você começou a adestrar cães?

Tudo começou quando perdi um grande companheiro, o Fluke. Fluke era um Lhasa Apso que avisava a minha mãe (deficiente auditiva) quando a campainha tocava. Ninguém ensinou isso a ele, mas o fazia muito bem. Depois que o Fluke morreu, com o passar do tempo, vimos a necessidade de ter outro cão para desempenhar a mesma função. Foi aí que adotamos o Aslam. Porém, diferente do Fluke, Aslam não nasceu sabendo.

A partir de então comecei a ler e pesquisar muito sobre adestramento e comportamento canino. Além da função de alerta, comecei a ensinar também alguns comandos básicos, partindo posteriormente para os avançados. Foi aí que me apaixonei por adestramento canino.

Comecei então a me testar adestrando cães de amigos e parentes, e foi dando certo. Hoje adestro cães de clientes com os mais variados objetivos, desde a extinção de maus comportamentos, como o caso do Chopp, Labrador, que pulava como um louco e mordia, chegando a rasgar várias blusas minhas, até mesmo o treinamento de show dogs, como a Pretinha, SRD, que já obedece a mais de 10 comandos diferentes.

2. Tem algum tipo de formação especializada como adestradora?

Não. Minha formação foi concretizada basicamente em pesquisas e experiências. Procuro sempre me atualizar, buscando novos métodos.

3. Você utiliza o adestramento com clicker?

Sim. O uso do clicker acelera o aprendizado, pois facilita a captura de um comportamento desejado. Desta forma, o adestramento se torna mais rápido e, conseqüentemente, menos dispendioso para o cliente.

4. Quais outros métodos utiliza?

Batizei o meu método como “Adestramento Positivo” justamente por ser baseado apenas em estímulos positivos. Um cão feliz é um cão que aprende mais rápido e de forma mais eficaz. Podemos até mesmo fazer uma analogia com crianças. Uma criança que tira boas notas na escola e recebe elogios terá motivos para se esforçar sempre e vai estudar sempre com prazer, ao passo que uma criança que tira notas ruins e recebe broncas vai continuar não estudando, ou estudando a contra-gosto, não obtendo um resultado tão satisfatório.

5. Na sua opinião, qual a maior vantagem do adestramento?

…para as pessoas?

Existem muitas vantagens de ter um cão adestrado. Mas para mim, a maior delas é o fato de possibilitar uma aproximação do cão à família, estreitando laços afetivos.

…e para os cachorros?

Um cão adestrado passa a ser mais equilibrado, e deixa de executar comportamentos ruins, como latir em excesso, pular nas pessoas, roer as unhas ou se mutilar, melhorando, portanto, sua própria saúde física e mental.

6. O que costuma levar as pessoas às suas aulas?

A maioria dos meus clientes me procura com o objetivo de melhorar o comportamento dos cães. Normalmente são cães que pulam nas pessoas, destroem objetos e mordem.

7. É verdade que algumas raças ou temperamentos de cães respondem melhor ao adestramento?

Sim. Na verdade, todas as raças podem ser igualmente adestradas. O que observo é que algumas raças, a exemplo do Labrador, requerem menos repetições para aprender um comando, ao passo que outras raças precisam de mais repetições. Mas, no fim das contas, todos aprendem da mesma forma.

8. O que gostaria que as pessoas soubessem sobre o adestramento?

As pessoas deveriam saber que o adestramento não é um simples luxo e nem se resume a truques bonitinhos. Adestramento torna a convivência mais pacífica, harmoniosa, saudável, tanto para o dono, como para o cão.

Juliana Mourão
Lavras, Minas Gerais
(35) 8831-9634

Anúncios

29 Responses to “Entrevista com Juliana Mourão”


  1. 1 Eduardo Toshio 17 outubro, 2008 às 2:20 pm

    Boa tarde Juliana,
    Gostaria de saber a melhor forma de adestrar meu filhote macho de akita a fazer principalmente xixi no mesmo lugar, cocô também seria ótimo de ele aprender.
    Atualmente comprei um tapetinho que parece uma fralda descartável para ele fazer o xixi no ligar certo, no começo ele destruiu o primeiro tapete, mas no seguinte eu molhei com o xixi de uma cadela e aparentemente ele começou a entender. Mas a minha dúvida é será que quando ele ficar adulto continuará a fazer xixi neste tapete? será que não vai querer urinar na roda do meu carro?
    Aguardo sua resposta.
    Grato.

  2. 2 rubiane 9 dezembro, 2008 às 3:10 pm

    tenho um filhotinho de lhasa apso e gostaria de saber qual é a melhor forma de ensinar a fazer as suas necessidades.

  3. 3 Thiago Martins 15 dezembro, 2008 às 4:23 pm

    Ola, Juliana parabens para o seu cao muito lindo tanbem!
    Gostaria que me eviace algumas dicas para o meu cao.

    Pois tenho 8 anos aguardo retorno.

    Tchau!

    THIAGO

  4. 4 maciel 16 janeiro, 2009 às 4:13 pm

    olá:
    tenho um filhotinho de lhasa apso e gostaria de saber qual é a melhor forma de ensinar a fazer as suas necessidades.

  5. 5 MARISETE RODRIGUES DA SILVA 9 fevereiro, 2009 às 2:31 pm

    tenho um filhote de lhasa apso e gostaria de saber qual é a melhor forma de ensinar a fazer as suas necessidades.

  6. 6 Marilene 1 março, 2009 às 10:53 pm

    Olá Juliana!

    Gostaria de saber como posso adestrar um filhote de três meses a fazer suas necessidades em um só lugar, pois ele tem a mania de sair da rua ou da varanda onde dorme para fazê-las no tapete da sala ou em qualquer outro local da casa.

    Obrigada e lhe aguardo.

  7. 7 Michelle Maia 6 março, 2009 às 8:16 pm

    Olá Juliana,
    gostaria de saber como ensinar minha filhote de Maltês a fazer cocô e xixi no lugar. Eu comprei um sanitário para cães.. ela sabe que tem que fazer lá..mas só faz quando estamos perto. Quando ela faz certinho dou petiscos,,elogio,,,, e mimo… mas não está adiantando muito. Ela tem 3 meses… faz um mês que estou na luta. Por favor me de umas dicas! Obrigada

  8. 8 simone 20 abril, 2009 às 7:36 pm

    Olá Juliana!

    Gostaria de saber como posso adestrar um filhote yorksheri de quatro meses a fazer suas necessidades em um só lugar.

    obrigado

  9. 9 REGINA 21 abril, 2009 às 9:03 pm

    Minha pergunta não é muito diferente das demais, tenho uma lhasa-apso quero saber como fazer para ela me obedecer e fazer as necessidades no lugar certo, me ajude por favor.

  10. 10 Rosani 20 maio, 2009 às 3:28 pm

    Juliana, boa tarde!

    Ganhei um ilhasa ja com 2 anos, ele não faz xixi no lugar certo e chor amuito ao ficar fora de casa.Você pode me dar uma dica de como faço para ele fazer xixi sempre no mesmo lugar? E para latir menos?

    Grata,

  11. 11 Luciene 28 maio, 2009 às 7:17 pm

    Ola!
    Tenho um lhasa apso de 10 meses e gostaria de ensina-lo a não roer fios e madeiras.
    Tmb gostaria de saber como educa-lo a dar a pata, sentar e deitar!
    grata
    Luciene.

  12. 12 Ana Fernanda 13 setembro, 2009 às 2:53 pm

    Oi Juliana! Tenho uma lhasa de 6 meses e ensinei pra ela que o lugar de fazer xixi é fora do apartamento e sempre que saio com ela, ela faz xixi. Só que quando ela está muito apertada, faz xixi no tapete, também faz xixi quando chegamos em casa, brincamos com ela, ou a repreendemos! Queria saber como acabar com isso, se usei o método de petiscos e agrados quando ela acerta o lugar para urinar, só que não vem funconando muito quando ela está muito feliz ou quando sabe que fez algo errado acaba urinando assim toda vez q ela sente o cheiro faz de novo!Preciso de algumas dicas sua pra melhorar isso, se não vou ter que dar ela porque minha mãe não gosta de cheiro de xixi dentro do apartamento!

  13. 13 Graciane Pimentel 30 setembro, 2009 às 7:34 pm

    Oi Juliana! Parabéns pelo trabalho que vc veio desenvolvendo;tenho uma Rott de 7 mesês,e já iniciei um trabalho de adestramento,mais estou com dificuldade p/ condicina-la á fazer as necessidades em um só lugar! Gostaria se possivél fosse, passar p/ mim o melhor metodo;ok!Um grande abraço.

  14. 15 Rebecca 27 fevereiro, 2010 às 8:56 am

    Oi Juliana Tenho um filhote de Lhasa Apso.Ele é muito educado só fica pela varanda, não gosta de sugeira e muito menos de terra e areia. Só que o problema é que para fazer suas FEZES ele se suja muito e tbm quando ele está na época de reproduzir e não tem uma fêmea ele fica nos ENCHENDO e com as visitas ele faz como se elas fossem a fêmea entende? gostaria de saber oque faço para isso acabar

  15. 16 Herbert Brito 26 julho, 2010 às 4:16 pm

    Olá Juliana!!!
    Em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pela profissional que é.
    Bom, a minha pergunta é completamente diferente da maioria que aqui estão, ou seja:
    Como faço para meu filhotinho de Lhasa fazer as necessidades no lugar correto…rsrsrsr
    E também como faço para ele parar de morder, ele está com 50 dias.

    Agradeço antecipadamente pela atenção.

  16. 17 thaina 20 agosto, 2010 às 11:25 am

    Oi, td bem???
    bom eu tenho um lhasa apso ele é totalmente diferente do que disem ele nao para que ir pasea toda hora lati muito é difisil de cha ele queto…
    bom mas esse nao é o meu problema ele nao pode entrar em casa que ele fas xixi em tudo eu gostaria de saber como faso pra tirar isso dele ainda tem jeito mesmo ele ja tendo anos???

    brigaduh!!!!!
    bjks xau!!!
    ((*_*))

  17. 18 Lais 20 agosto, 2010 às 4:16 pm

    Olá Juliana,
    tenho um filhote de lhasa apso, e quero saber como faz pra que ele só faça xixi e cocô fora de casa (no quintal), e fazer com que ele não chore, e durma no quintal também! me ajuda por favor!
    aguardo resposta, obrigada!
    beijo :*

  18. 19 JAYANE 3 setembro, 2010 às 9:52 am

    COMO SE DA UM NOME PRA UM CACHORRO

  19. 20 talison soares costa 4 setembro, 2010 às 3:07 pm

    meu cachorro é um pit bull de 4 meses e obdeçer meus comando básicos como sentar e deitar só que dentro de casa quando saio pra passear ele já não obedeçe tanto como faço? pra ele mudar esse temperamento? grato

  20. 21 CLAUDIA VANELLI 15 setembro, 2010 às 10:21 pm

    OLÁ JULIANA, ME CHAMO CLAUDIA ,SOU DE TAUBATÉ E TENHO UM FILHOTE DE MALTES DE QUASE 3 MESES,MAS ELA SO QUER MORDER,ROSNAR,PULAR,QUANDO VE A PORTA ABERTA SAI LOGO CORRENDO PRO MEIO DA RUA ,E ESTOU UM POUCO ASSUSTADA COM ESSE COMPORTAMENTO,O QUE DEVO FAZER …
    BJS E BRIGADINHAAAAAA

    CLAUDIA VANELLI

  21. 22 Luiza 14 janeiro, 2011 às 11:50 am

    Ola juliana, eu tenho uma cachorra dog alemão ela esta fazendo 6 meses e quero coloca-la para adestrar pois preciso de um cao obediente para atender minha necessidade de um cao de guarda. Eu a adotei a pouco tempo. Moro em lavras e gostaria de saber quanto custa para torna-la um cao de guarda e o tempo necessario.
    Obrigada aguardo resposta pelo email luizagomid@hotmail.com

  22. 23 Priscila 9 março, 2011 às 11:24 am

    Olá, tenho um filhote de lhasa apso, e gostaria de saber como faço para ele fazer as necessidades só no jornal, e ele sai mordendo e roendo tudo como poderia fazer para ele parar com isso??

  23. 24 sonia maria 9 novembro, 2011 às 9:46 pm

    Olá Juliana, tenho um lhasa apso de 5 meses, gostria de ensinar ele sentar e deitar.
    Aguardo sua ajuda.

  24. 25 Dilsimar 26 janeiro, 2012 às 9:55 am

    Olá Juliana td bem?
    Eu já estou ficando desesperada com a minha lhasa apso, não sei mais o que faço para ela fazeras necessidades no lugar certo. Comprei um tapete plástico e forro com jornal e tb compro algumas guloseimas caninas para ver se consigo fazer com que ela utilize o lugar certo. Já me ensinaram a bater com o jornal no chão para fazer mto barulho e nada. Agora estou prendendo ela perto do jornal pra ela aprender aí ela faz direitinho, mas eu viro as costas ela faz em cima do sofá, da mesa, das cadeiras, infelizemnte não sei mais o que fazer. Por favor se alguém puder me ajudar aceito sugestões.
    Dilsimar

  25. 26 Liene 3 agosto, 2012 às 10:19 am

    Oi!
    Estou tentando ensinar o meu filhote de lhasa apso a fazer xixi e cocô no tapete sanitario, estou contando com ajuda de produtos como xixi pode e xixi não pode, mas ele não esta se adaptando. Antes ele fazia suas fezes no jornal, mas agora depois de passar esses produtos, ele esta fazendo pela casa inteira. Não sei o ue fazer!!! Me ajude, me dê algumas dicas.
    Obrigada.

  26. 27 simone 26 abril, 2013 às 8:04 pm

    tenho um ihasa mas to com dificuldade de encinar pois ele e muito brincalhao e sempre me vence

  27. 28 simone 26 abril, 2013 às 8:05 pm

    quem ta pensando em comprar pode comprar essa raça pois e muito bonitinho

  28. 29 juliana de jesus 13 setembro, 2015 às 1:52 pm

    Ola eu tenho um gato muito lindo e obediente, e agora quero um wou wou cachorro. Porem tudo o que dizem ser é que ele é teimoso, tem decisões. Próprias. E não obedece exige uma forma de adestra.lo???


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 726,651 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: