O que é a castração?

Castração e adoção. Eis a solução.O que é a castração?
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes, podem gerar 64 mil filhotes! Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles, e que muitas vezes pode ser evitado por meio da informação.

Como funciona?
Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, a retirada dos testículos.
A cirugia é feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados para tal. O animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana estará totalemnte recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio.

Vantagens da Castração:
1. Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos
2. Elimina a Gravidez Psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva;
3. Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4. Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5. Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6. Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos – e o embaraço gerado com as visitas!;
7. Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8. Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos sobre a Castração:
“Castração engorda?”
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.

“Eu não posso pagar!”
O custo da operação será amplamente compensado por futuros custos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e crias, bem como eventuais complicações no parto ou despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento.

“Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?

“Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

“Mas ela precisa ter pelo menos uma cria…”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.

“Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.

“Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

Fonte: Arca Brasil
Imagem de My World Order

23 Responses to “O que é a castração?”


  1. 1 claudia 6 outubro, 2009 às 9:18 pm

    ola, preciso de ajuda… é assim a minha família esta em duvida se deve ou não castrar o meu cão.. o que é facto é que já se ouviu tanta coisa a favor como contra, dizem que castrando os cães eles tornam-se meigos ou maus… o que é facto é que o meu cão anda a morder sem ter motivos para morder e nos já temos medo de estar com ele porque não sabemos o quando ele nos pode morder o que devo fazer castrar ou não? já me disseram que nestes casos o cão ira tornar-se mais agressivo, temos uma criança e temos medo o que pode vir acontecer podem dar-me a opiniãopfv

    • 2 Priciane 28 abril, 2013 às 9:05 pm

      Acho q não se deve castrar além de o animal sofrer cm a dor eles perderam a chance de se reproduzir como Deus os fez…

      • 3 Ateu 13 abril, 2014 às 4:38 pm

        NOSSA PRICIANE, muito ridículo a sua opnião, o castramento de animais é totalmente normal e eles não sofrem como você imagina…. Não posso interferir na sua mente mas fazer o que :/

  2. 4 Joao 10 fevereiro, 2010 às 2:53 pm

    Ola estou com bastantes dovidas em relação a castração, tenho um Cão 2anos e 8k nas tem um sopro cardiaco e gostava de saber se realmente vale a pena fazer uma cirurgia com o problema, é e tutalmente soudavel tirando o coração mas tenho medo que algo corra mal.
    Sera que é boa idea? Sera que nao?

    Respondam pf

  3. 5 carol 20 maio, 2010 às 11:18 am

    ai coitado dos animais

    • 6 Joao 20 maio, 2010 às 7:08 pm

      em resposta a carol, e uma mais valia para eles, pk empede duencas enfecontagiosas assim como o cancro da prostata, o cao para alem de ficar mais meigo, e mais protector do amigo “Dono”, por isso eu aconselho vivamente, a castraçao animal, o meu cao ja foi castrado e correu lindamente nenhum problema cardiaco. Agora desconfiem é se o preço for mais baixo de 60 euros.

      Abraço

  4. 7 luciana carvalho da silva 16 julho, 2010 às 9:12 pm

    eu castrei minha cachorra e ela está bem nervosa…. até me mordeu

    • 8 Deborah Leão 6 junho, 2011 às 4:21 pm

      Durante o período de recuperação a cadela pode ficar mais sensível, sim. É preciso mantê-la em repouso até que se recupere bem. A agressividade pode inclusive ser um sinal de dor.

  5. 9 cristina 2 outubro, 2010 às 10:03 pm

    Gostaria de saber como é feita a cirurgia de castração na fêmea, abre a barriga? Qual o tamanho da abertura?

  6. 11 Hemerson 17 março, 2011 às 6:37 am

    A castracao nas femeas nao se faz pela abertura de bariga,mas sim retiram se o utero e as trombas

  7. 13 Marina 26 maio, 2011 às 9:28 pm

    Eu estou com dúvidas em castrar minha gata, pois acho que vai custar caro para pagar,e tambem isso trás muitos privilégios, esse é meu medo.

    • 14 Deborah Leão 6 junho, 2011 às 4:18 pm

      Marina, a castração praticamente não traz prejuízos para a sua gata. É um procedimento cirúrgico simples. Tem os riscos de qualquer procedimento – anestesia, sangramento, etc – mas nem de longe é dos mais perigosos. O custo é uma questão de conversar com o veterinário. Diversas prefeituras promovem mutirões de castração a preços populares, você pode pesquisar e descobrir se há algo assim por aí. Faculdades de Medicina Veterinária também costumam ter hospitais que atendem a preços melhores.

      Uma prenhez indesejada pode ser um problemão, vale a pena evitá-lo castrando sua gatinha.

  8. 15 jodson 17 junho, 2011 às 10:23 pm

    Jamais faria isso com meu cãozinho,coitado sem poder se reproduzir, ta loko jamais deixaria fazer isso com um animal.
    ninguém gostaria de ter seus testículos arrancados fora.
    gente não castrem-os, eles não tem culpa de nada

  9. 16 herika 20 agosto, 2011 às 9:56 am

    eu acho tambem a cadastraçao orrivel
    mas tenho que deixar

  10. 17 felipe 15 julho, 2012 às 9:31 pm

    Não castrem. Castrei minha gata, e ela não mia mais direito, engordou, a maior bobagem que já fiz. Tenho pena dela hoje. Em gato macho da pra fazer, eu acho, vasectomia. Mas não deixe arrancar o testiculo do gato ou o útero da femea. Se isso ocorrer eles não produzirão mais hormonios. E isto que gera os problemas.

  11. 19 iytuitryir 7 setembro, 2012 às 6:43 pm

    o castração de gato macho é cortando o pintinho dele? mas ai como ele vai urinar?

  12. 20 Luiz 31 outubro, 2013 às 4:02 pm

    Falta de informação aqui é braba… O pessoal tem preguiça ATÉ de ler o post completo antes de comentar rsrs phoda hem…
    Tratar um animal como ser humano é que é uma brutalidade com o bicho. E na maioria das vezes o vemos correndo super AGITADO e achamos que ele é feliz. LEDO ENGANO, estão neuróticos, não conseguem parar. Precisam e devem ser ajudados.

  13. 21 Luciane 6 janeiro, 2014 às 9:01 pm

    Olá eu estou com uma imensa dúvida, tenho um casal de gatos e mandei-os castrar, só que depois de um tempo eu percebi que tiraram o pintinho do macho , isso não acarreta problemas ?

  14. 22 natasha 28 abril, 2015 às 4:13 pm

    Estou com uma grande dúvida meu pet foi castrado mais depois reparei que ainda tem um testículo (eles só retiraram um testículo)…
    isso pode ser prejudicial pro meu pet?
    :/


  1. 1 Como tornar a vida deles mais agradável? « Dicas de Adestramento - Não se estresse, adestre. Cães e gatos, clicker training, comandos básicos, sugestões de leitura e notícias. Trackback em 26 junho, 2008 às 7:10 pm

Deixe um comentário

Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 608,796 visitantes desde jan/08

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 39 outros seguidores

