Como funciona o adestramento canino – parte II

Os reforços

Os reforços podem envolver tanto a inclusão de um novo elemento quanto a remoção de um elemento já presente. A terminologia para isso é um pouco confusa, mas incluir algo é chamado de “positivo”, mesmo que não seja necessariamente no sentido de “feliz” ou “bom”. Já “negativo”, neste caso, é a remoção de algo e não obrigatoriamente significa algo “ruim”. Por isso, tanto as recompensas quanto as punições podem ser positivas ou negativas.

Dar um pedaço de fruta a um papagaio por ele ter balançado o pé é a inclusão de algo bom (uma recompensa positiva), já o ato de um cavalo se mover mais rapidamente para retirar a pressão das esporas é o fim de algo ruim (recompensa negativa). Mesmo que o termo “recompensa negativa” seja estranho, a remoção de algo ruim pode ser considerada uma recompensa.

As punições funcionam da mesma maneira. Quando um cachorro puxa a coleira e recebe uma puxada forte na direção oposta, especialmente quando está usando o enforcador ou coleira com pinos, trata-se de uma punição positiva ou correção. O cão recebe uma resposta desagradável para o comportamento indesejado. A punição também pode ser a remoção de algo bom, como quando uma criança perde o privilégio de sair com seus amigos após ter feito algo de errado. Isso é uma punição negativa.

Algumas punições positivas incluem as coleiras de choque, coleiras de pinos e enforcadores...

Há várias maneiras de ensinar um cachorro a sentar com o uso de um reforço. O adestrador pode empurrar ou levar o cão à posição sentada ou pode simplesmente aguardar até que o cão sente por vontade própria. Mas após ele se sentar, o adestrador pode oferecer uma recompensa positiva, como um elogio verbal (“bom garoto!”), elogio tátil (passar a mão na cabeça dele), o brinquedo favorito ou algo para comer. Já alguns adestradores usam recompensas negativas, como coleiras eletrônicas para administrar um choque leve no cachorro, que pára de funcionar assim que ele senta. O cachorro acaba aprendendo que é possível eliminar o choque quando se senta. Mas por razões éticas, várias pessoas não vêem esse método com bons olhos. Contudo, vale lembrar que ele segue os mesmos princípios de condicionamento operante. Em todos os casos, o cão irá aprender que quando ouve o comando “sentado” e se senta, irá receber uma recompensa.

...mas utilizar comida como reforço no adestramento é muito mais gostoso!

Os reforços podem ser praticamente qualquer coisa, contanto que sejam importantes para o cão. Um cachorro específico pode pensar que guloseimas são mais importantes do que brinquedos, enquanto outro pode ter uma idéia diferente. Na verdade, não importa qual reforço você utiliza, porém, por razões práticas, alguns reforços são mais fáceis de se usar do que outros. Além disso, o mesmo reforço não precisa ser usado em todas as situações. Há tarefas em que um reforço mais valioso é necessário. O adestrador de obediência do PetSmart, Dan O’Leary, diz, “você provavelmente subiria em uma cadeira se eu lhe desse um dólar por isso, mas acho que não lavaria e enceraria meu carro por um dólar”. Da mesma maneira, teu cachorro pode fazer o que você quer em troca de um tipo de recompensa no aconchego do teu lar, mas pode precisar de algo mais prazeroso para se manter concentrado durante a aula.

E quanto aos outros animais? Bem, vamos ver como os adestradores criam marcadores, ou sinais, para adestrar outros tipos de animais.

Fonte: Hannah Harris, traduzido por HowStuffWorks Brasil.

Leia também: Como funciona o adestramento canino – parte I, III, IV e V.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 717,568 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: