Como funciona o adestramento canino – parte IV

Adestramento com clicker: introduzindo comandos

Senta, Rex. O clicker não tem um significado natural para o cão. Assim como acontecia com o sino de Pavlov, o cão deve aprender que ele significa “O prêmio está chegando!”, através do condicionamento clássico. Para fazer isso, os adestradores “carregam” o clicker ao clicar repetidamente e, então, oferecer um prêmio imediatamente. Desta maneira, o cão aprende a associar o clicker ao prêmio. E após o cachorro saber que o click significa que vai receber um prêmio, ele está pronto para começar a aprender novos comportamentos.

Bom garoto! Os adestradores têm diferentes métodos de levar um cão a realizar certo comportamento. Alguns dizem que se deve usar comida para levar o cachorro a ficar na posição adequada. Outros simplesmente esperam o cachorro oferecer o comportamento simultaneamente. A maioria dos adestradores que usam o clicker não são a favor de usar as mãos para forçar o cachorro a ficar na posição desejada, já que isso contraria a filosofia do adestramento com clicker, que é a de não forçar nada.

Salta! É crucial agir no momento exato em que o cachorro oferece o comportamento. O adestrador tem de clicar no momento exato em que vê o comportamento que deseja. Se o cachorro deitar e rolar antes do adestrador clicar, o ato de rolar foi o comportamento marcado como o comportamento desejado, não o deitar.

No adestramento com clicker, os cães são capazes de aprender padrões complicados de comportamento, mas você deve ensinar a seqüência gradativamente. Por exemplo, se quiser ensinar seu cachorro a pular através de um aro, pode começar clicando e dando o prêmio pelo simples ato de andar até o aro. Quando ele estiver mantendo esta ação de andar até o aro, você começa a clicar somente quando ele enfiar a cabeça através da abertura do aro e, depois, apenas quando ele tiver andado através dele. Então, chegará o momento em que você clicará somente quando ele o atravessar. O padrão para se receber uma recompensa vai aumentando à medida que o cão aprende cada um dos novos passos. Esse é o ato de moldar.

Em vez de dar um comando para depois ensinar ao cachorro o que ele significa, a maioria dos adestradores que usam o clicker preferem introduzir o comando somente após o cachorro oferecer a ação com uma boa freqüência. É possível adaptar o estímulo de movimentos (como segurar um prêmio e colocá-lo na frente do focinho do cachorro, e então colocar o prêmio no chão para ensinar o comando “deitado”) em comandos gestuais ao estilizar o movimento e eliminar o prêmio. Muitos adestradores acham que sinais gestuais são mais fáceis de aprender do que os sinais verbais, mas o ideal é que o cachorro responda a ambos. Após um cachorro começar a oferecer o comportamento desejado, o adestrador pode começar a usar o comando para que o animal aprenda a associar os dois, até chegar o momento em que o adestrador somente aceitará o comportamento se ele foi solicitado com um comando, e não quando foi oferecido de forma espontânea.

Toca aqui!É importante lembrar que os animais aprendem de acordo com o contexto, o que significa que podem entender um comando em um local e não entendê-lo em outro. Um cachorro pode aprender a sentar quando o adestrador estiver em pé, mas também pode ficar bastante confuso quando o adestrador der o comando estando sentado. Ao treinar um novo comando, os adestradores precisam adicionar novos contextos (ajudando sempre que necessário), para ensinar o cachorro a generalizar as situações.

Fonte: Hannah Harris, traduzido por HowStuffWorks Brasil.

Leia também: Como funciona o adestramento canino – parte I, II, III e V.

Anúncios

0 Responses to “Como funciona o adestramento canino – parte IV”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 710,955 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: