Como funciona o adestramento canino – parte V

Adestramento com clicker: eliminando comportamentos indesejados

Hector, um chihuahua mix, espera que arremessem a bola para ele pegarÉ muito mais fácil ensinar um cachorro a fazer algo bom do que ensiná-lo a não fazer algo ruim. Ao retirar um comportamento indesejável de um cachorro, a primeira coisa a se considerar é a recompensa que ele está recebendo quando realiza essa ação ruim. Ele deve estar ganhando alguma recompensa ou não continuaria a repetir o comportamento, mesmo que as recompensas sejam sutis ou não intuitivas.

Quando um cachorro pula sobre o dono e o empurra, colocar a mão sobre ele é a recompensa física que ele ganha e pode ser mais importante para o cachorro do que o castigo de receber um grito. Os adestradores devem tomar cuidado para, sem querer, recompensar os cães por comportamentos indesejados. Quando o adestrador identificar e eliminar a recompensa acidental (tanto quanto isso for possível), o próximo passo costuma ser adestrá-lo a realizar uma ação incompatível com o comportamento indesejado. O cachorro que foi adestrado para se sentar assim que o dono pega a coleira não pode pular e derrubar o dono ao mesmo tempo em que está sentado.

O clicker é uma ferramenta de adestramento e os adestradores não devem utilizá-lo de maneira arbitrária. O propósito do clicker é mostrar o comportamento desejado. Após o cão ter entendido o comando e realizar a ação com freqüência, é possível eliminar o clicker. Ainda dá para continuar recompensando o cão, mas, com o tempo, é possível mudar de uma guloseima que ele realmente adora para outro alimento mais comum. E depois, talvez até migrar para a recompensa verbal. Quando o comportamento tiver sido aprendido por completo, pode ser que não seja necessária nenhuma recompensa, embora, assim como as pessoas, os cães apreciem receber “feedback” quando fazem algo certo.

O condicionamento operante é uma ferramenta poderosa para moldar o comportamento de quase todos os animais, incluindo os cães. Concentrar-se no reforço positivo ajuda todo mundo a aproveitar o adestramento e aprofunda o elo entre o adestrador e o aprendiz. O uso de um marcador ajuda a mostrar com exatidão qual é o comportamento desejado e acelera bastante o processo de adestramento. Quando um cachorro não consegue aprender alguma coisa, costuma ser um problema de comunicação e não uma falta de vontade de cooperar. Um bom adestrador pode ajudar a solucionar estes problemas. Os únicos limites reais deste tipo de adestramento são a habilidade do adestrador em identificar corretamente os reforços significativos e em quebrar o comportamento desejado em etapas que possam ser realizadas.

Recompensas X Punições?

Por que utilizar recompensas no lugar de punições? Não há dúvidas de que tanto as recompensas quanto as punições podem ser reforços eficazes, mas as recompensas costumam ser mais fáceis de serem usadas. Para ser eficaz, uma punição deve ser imediata, intensa, inevitável e consistente, o que é extremamente difícil de se conseguir no dia-a-dia. É muito fácil estragar uma punição se não for realizada no momento certo, ou se utilizar força inadequada ou excessiva. Além disso, os cães costumam associar as conseqüências desagradáveis ao adestrador, em vez de associá-las ao comportamento errado.

Fonte: Hannah Harris, traduzido por HowStuffWorks Brasil.

Leia também: Como funciona o adestramento canino – parte I, II, III e IV.

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2 Responses to “Como funciona o adestramento canino – parte V”


  1. 1 paula 13 novembro, 2008 às 6:48 pm

    gostei muito desse site…mas, se tiver mais dicas…
    ficará melhor ainda!

  2. 2 Adailton Figueiredo( adestrador) 5 março, 2012 às 10:31 am

    muito bom.


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