Comando "procura" – um jogo para brincar com o seu cão

Diversão em recinto fechado para seu cachorro em dias chuvosos, este jogo também é um meio de fazer uso da excelente sensibilidade olfativa do seu peludo. Além disso, o jogo o mantém ocupado, e é uma boa oportunidade para treinar o “fica”. Também é um modo de aumentar o vocabulário do seu cachorro e pasmar seus amigos e família.

Cheira, cheira...Para começar, escolha um petisco muito gostoso, pois a idéia é associar o comando “procura” a uma consequência muito agradável. Os melhores petiscos são aqueles pequenos, mas de cheiro forte.

Peça para seu cachorro se sentar e lhe mostre o petisco. Faça com que ele permaneça sentado, pedindo o “fica“. Caminhe dois passos longe dele e coloque o petisco no chão. Volte ao cachorro e diga “procura” assim que ele estiver em cima do petisco, e elogie. Quando ele comer o petisco, elogie mais um pouco.

Isso não chega a ser um desafio para o cachorro ainda, mas o primeiro objetivo do dia é apenas associar o comportamento com o comando.

Aumente a distância que o cachorro tem que andar para achar o petisco, mas ainda o deixe à vista. Comece com três ou quatro passos de onde seu cachorro está se sentando. Se seu cachorro tentar levantar antes, o devolva para a posição original e o faça esperar.

Uma vez seu cachorro esteja compreendendo o “procura”, o que pode levar vários minutos ou vários dias, aumente a dificuldade. Com seu cachorro olhando, coloque o petisco atrás de uma perna de mesa ou de uma caixa. Volte a seu cachorro e diga “procura”. Quando ele achar o petisco, o elogie.

Vá dificultando gradualmente, mas se atenha a um cômodo da casa. Uma vez que o cão tenha assimilado bem, sente-o em um cômodo enquanto você esconde o petisco em  outro adjacente. Deixe seu cachorro cheirar sua mão e diga “procura”. Siga-o para que possa assistir e o elogiar quando ele achar o petisco. Seu peludo o deixará surpreso como pode achar depressa a recompensa. Elogie bastante!

Anúncios

7 Responses to “Comando "procura" – um jogo para brincar com o seu cão”


  1. 1 Linda 17 junho, 2008 às 12:25 am

    Adooooooooooorei essa comunidade…

    Estou adicionando o link no meu blog… Esteja a vontade para visitar…

  2. 2 belynhfjdca 22 agosto, 2008 às 6:29 pm

    como escovar o dente de uma cachorra braba?

  3. 3 linda 22 agosto, 2008 às 6:31 pm

    como pintar as unhas da cachorra sem que ela sinta o cheiro?

    lisandra@@@@@@@$$$$$$

  4. 4 duude-girl 4 setembro, 2008 às 9:50 pm

    Oi Wilson!
    Mto legal o seu blog!
    Ah, meu dachshund adora esta brincadeira! Tanto faz se é pra procurar brinquedos ou procurar petiscos… rss mas ela prefere os petiscos, é claro!! :-)
    Roberta

  5. 5 brenda 17 abril, 2010 às 8:56 am

    nosa vou brincar com meu cao ela tem 4meses ama brincar rola no tapete de forra de casa ela chama soffiah e chique ela tem um namorado eo luk e o cachorro da minha prima kika mas seio eu amei
    a
    e
    m
    e
    i brenda luiza 11 anos

  6. 6 brenda 17 abril, 2010 às 8:57 am

    nosa vou brincar com meu cao ela tem 4meses ama brincar rola no tapete de forra de casa ela chama soffiah e chique ela tem um namorado eo luk e o cachorro da minha prima kika mas serio eu amei
    a
    e
    m
    e
    i brenda luiza 11 anos

  7. 7 ana carolina 19 abril, 2010 às 9:56 am

    ooooi. eu brinquei com a minha cachorra e deu certinho. ela achou atrás do patinete um pedaço de carne, e dentro da caixa de costura da minha mãe. obrigada *-*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 703,730 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: