Como estimular seu gato a usar a caixa higiênica

Veja, com as dicas de Alexandre Rossi, quais condições são ideais para o gato fazer as necessidades no lugar desejado.

Um pouco de privacidade, por favor.Ao urinar e defecar, o gato opta normalmente por esconder os excrementos, enterrando-os. Nesta edição abordaremos as maneiras de estimulá-lo a fazer isso usando um banheiro de nossa preferência. Na próxima, focalizaremos outra possibilidade – a do gato que deixa dejetos à mostra para demarcar território, atitude relacionada, em geral, com o desejo de atrair parceiros sexuais ou de manter competidores distantes.

Condições motivadoras
A melhor opção de banheiro para o gato dentro de casa é a caixa higiênica. Mas é preciso que ele se sinta motivado a adotá-la para não se aliviar em outros locais. E há vários fatores que podem influenciá-lo nessa decisão.

Banheiro ideal
Existem vários modelos de caixas e substratos em pet shops, próprios para o gato depositar as necessidades e enterrá-las. O ideal é ir descobrindo de quais o seu gato gosta mais, testando as diferentes caixas e substratos bem como os possíveis locais de colocação das caixas.

Quantidade de caixas
Recomenda-se oferecer sempre uma caixa higiênica a mais do que a quantidade existente de gatos. Por exemplo, coloque duas caixas se houver um gato; use três caixas se os gatos forem dois e assim por diante. É aconselhável haver sempre pelo menos uma caixa limpa à disposição, mesmo porque alguns gatos não usam caixas sujas.

Onde pôr a caixa
Os gatos evitam fazer as necessidades perto da água e dos alimentos que ingerem, bem como na proximidade da área onde repousam e na qual os filhotes ficam. Por isso, ponha as caixas higiênicas afastadas desses locais. Se o gato ficar confinado num único recinto, situe a caixa no lado oposto ao de repouso e de alimentação, que podem estar agrupados.
No caso de o gato insistir em usar como banheiro um ponto escolhido exclusivamente por ele, ponha lá a caixa higiênica. E, se o local não for conveniente para você, desloque-a aos poucos, até ficar situada como você quer.

Segurança no banheiro
É importante que o gato se sinta seguro enquanto estiver na caixa higiênica. Por isso, procure colocá-la em locais onde ele não leve sustos. Por exemplo, sem portas que batem, sem corrente forte de ar e sem outro animal incomodando.
Jamais puna um gato enquanto ele estiver usando a caixa higiênica. Gatos sujeitos à aproximação indesejada de cães preferem caixas em locais altos. Há os que gostam mais de caixas cobertas, talvez para obterem maior privacidade.

Se houver mais de um gato
Se você tiver dois ou mais gatos, um poderá inibir o outro de usar as caixas higiênicas sem que se perceba como ele faz isso – gatos são capazes de controlar o território de maneira bastante sutil. Para evitar o problema, coloque as caixas em locais distantes, de modo que não seja possível o controle visual de todas ao mesmo tempo. Dessa maneira, sempre haverá um banheiro disponível para o exemplar mais tímido.

Resumo

  • Adote caixas higiênicas para o gato poder enterrar as necessidades dele.
  • Teste diferentes tipos de caixa e de substratos para conhecer as preferências dos seus gatos.
  • Ponha as caixas em locais onde os gatos se sintam seguros, longe de correntes de ar e de portas que possam bater.
  • Ofereça sempre mais de uma caixa para o seu gato. Se tiver vários gatos, ofereça uma caixa a mais do que o número de gatos.
  • Se houver mais de um gato, a posição de cada caixa não deverá permitir que a partir dela todas as demais caixas sejam controladas visualmente.

Revista Cães & Cia, n. 306, novembro de 2004.

Alexandre Rossi é zootecnista, especialista em comportamento de animais e autor do livro Adestramento Inteligente.

Leia também: Como evitar que o gato demarque território

Anúncios

3 Responses to “Como estimular seu gato a usar a caixa higiênica”


  1. 1 maria 4 abril, 2011 às 1:14 am

    muito boa a explicação!! gostei!! Bjss

  2. 2 stella 30 julho, 2011 às 3:17 pm

    muito obrigado pelas dicas

  3. 3 Nadia 21 março, 2015 às 11:12 pm

    Gostei do site, porem tenho um grande problema com minha gata, onde ela faz fezes pela casa toda, ou seja, já coloquei a caixa de areia dela na sala, ai ela vai ao banheiro, coloco no banheiro ela vai para meu quarto, e eu não sei o q fazer.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 726,650 visitantes desde jan/08

%d blogueiros gostam disto: