Não subir escadas

Como faço para meu cachorro não subir a escada que vai para os quartos? A casa tem outras escadas, que não tem problemas. Se ele sobe para os quartos, vai fazer xixi neles. Quando eu estou em casa ele não sobe, mas quando saio…

(Mauro Leite Toledo Filho – Bauru/SP)

 

Tenho a ligeira impressão de que ele já foi repreendido enquanto tentava subir as escadas, certo? Sendo assim, ele aprendeu concomitantemente que enquanto não estiver ninguém olhando, ele pode fazer a festa.

Infelizmente este tipo de treino não costuma ser fácil. E por isso tenho algumas alternativas pra você:

1 – Mantenha as portas dos quartos fechadas.

2 – Castre-o. A castração pode acabar com o problema de demarcação de território.

3 – Estabeleça a sua liderança através de truques, como senta, deita e dá a pata. Se ele passar a ver você como líder, provavelmente vai parar de urinar nos quartos.

4 – Se tiver paciência e disponibilidade, pode tentar fazer o treino para não subir as escadas. Tente conseguir algum modo de enganá-lo, fazê-lo pensar que saiu de casa, e esconda-se. Na primeira tentativa de subir as escadas, dê um susto nele. Consiga alguma coisa que faça um barulho alto, mas de maneira alguma permita que ele veja você. O problema deste treino é que não pode ser feito hora sim, hora não. Deve ser sempre. E acredito que nem sempre você está em casa, o que significa que aí vai outra oportunidade de subir as escadas. Entende?

Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte com o peludo!

 

Juliana Mourão
Lavras, Minas Gerais
(35) 8831-9634

2 Responses to “Não subir escadas”


  1. 1 Diógenes 25 agosto, 2009 às 11:34 am

    Prezados amigos,

    Estou com problema de relacionamento entre duas cadelas que crio. A história é a seguinte: minha esposa resolveu adotar 2 cachorras abandonadas pelo vizinho do meu sítio.
    A primeira foi uma mestiça (acredito que seja pastor com vira-lata) que pegamos para cuidar, após 2 anos e meio pegamos uma outra que estava também abandonada pelo mesmo dono do sítio vizinho. A primeira cadela apezar do temperamento solitário aceitou a mais nova numa boa é claro que mandando na mais nova até então. No mês junho deste ano por motivo da chegada do “cío” das duas resolvemos castrar a cadela mais velha, e ela ficou uns 15 dias com a veterinária na volta para o sítio a cadela mais nova ficou inimiga voraz da mais velha. A cadela mais nova agora está com 2 anos e meio é mestiça tem um porte do tipo “pit bull” muito forte sendo um pouco mais alta. Esta cadela é super apegada a minha esposa e super carinhosa e de repente ficou uma fera com a outra cadela que é com eu disse um pouco mais destacada. Prezados amigos eu não sei o que fazer, acho que vou ter que me livrar da cadela mais nova; o chato é que esta mais nova respeitava a mais velha e agora não facilita nem um pouco a tentativa de aproximação. Nesta história também tem um outro vira-latas também acolhido na rua que veio depois das duas cadelas, ele deve ter 1 ano e meio, é super tranquilo e meio taradinho não sei se ele interfere nesta pendenga. Há os nomes dos personagens é karamela a mais velha, Amarelinha a mais nova e Natalino o tal cachorro. Fico aguardando uma dica para tentar solucionar este problema sem ter que me desfazer de um dos animais.

    Atenciosamente;

    Diógenes

  2. 2 Diógenes 25 agosto, 2009 às 11:37 am

    Feed para esta Entrada Endereço de trackback

    ——————————————————————————–

    1 Diógenes
    25 Agosto, 2009 às 11:34 am
    Prezados amigos,

    Estou com problema de relacionamento entre duas cadelas que crio. A história é a seguinte: minha esposa resolveu adotar 2 cachorras abandonadas pelo vizinho do meu sítio.
    A primeira foi uma mestiça (acredito que seja pastor com vira-lata) que pegamos para cuidar, após 2 anos e meio pegamos uma outra que estava também abandonada pelo mesmo dono do sítio vizinho. A primeira cadela apezar do temperamento solitário aceitou a mais nova numa boa é claro que mandando na mais nova até então. No mês junho deste ano por motivo da chegada do “cío” das duas resolvemos castrar a cadela mais velha, e ela ficou uns 15 dias com a veterinária na volta para o sítio a cadela mais nova ficou inimiga voraz da mais velha. A cadela mais nova agora está com 2 anos e meio é mestiça tem um porte do tipo “pit bull” muito forte sendo um pouco mais alta. Esta cadela é super apegada a minha esposa e super carinhosa e de repente ficou uma fera com a outra cadela que é com eu disse um pouco mais destacada. Prezados amigos eu não sei o que fazer, acho que vou ter que me livrar da cadela mais nova; o chato é que esta mais nova respeitava a mais velha e agora não facilita nem um pouco a tentativa de aproximação. Nesta história também tem um outro vira-latas também acolhido na rua que veio depois das duas cadelas, ele deve ter 1 ano e meio, é super tranquilo e meio taradinho não sei se ele interfere nesta pendenga. Há os nomes dos personagens é karamela a mais velha, Amarelinha a mais nova e Natalino o tal cachorro. Fico aguardando uma dica para tentar solucionar este problema sem ter que me desfazer de um dos animais.

    Atenciosamente;

    Diógenes


Deixe um comentário

Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 736,090 visitantes desde jan/08

