Rapidinhas sobre banheiro

Como ensinar a fazer o xixi no lugar certo? Fácil. Leve-o para o lugar que reservou para ser o banheiro dele 10 minutos depois de todas as refeições, logo depois de acordar ou brincar demais e ficar cansado. Deixe-o em cima do jornal e não faça nada, apenas Pronto, tô limpo.espere. Se o local for fechado, como uma varanda, ou ele tiver um cercadinho, melhor, porque o cão não vai ter pra onde ir e vai acabar se aliviando ali mesmo. Fez no jornal? Brinque com ele, elogie, diga "bom garoto" e tire-o de lá. Faça isso por muitos dias, até você observar que ele já entendeu que a superfície do jornal é que é o local certo.

Ele fez xixi no local errado, o que fazer? Não dê bronca, não diga nada. Se o pegar no ato, fazendo no lugar errado, segure-o e o leve para o jornal. Se só se der conta da sujeira depois, limpe o local sem que o cãozinho veja. O ideal é usar removedores de odores que vendem em pet shops ou supermercados, porque os produtos de limpeza não conseguem eliminar o cheiro por completo.

Não recomendo dar bronca no cão quando fizer no lugar errado, porque o filhote pode começar a não fazer nada na sua frente, por temê-lo. Ou ainda pode escolher aquele lugar pra fazer sempre que quiser chamar a sua atenção. Além disso, alguns podem desenvolver o ato de comer as próprias fezes (coprofagia) para escondê-las dos donos.

25 Responses to “Rapidinhas sobre banheiro”


  1. 1 Luciene 30 outubro, 2008 às 12:28 am

    Não sei mais o que fazer cada um diz uma coisa…
    Eu tenho um Lhasa Apso com 3 meses e meio, no começo quando ele veio do canil ele estava aprendendo a fazer no jornal, mas derrepente ele começou a fazer fora, pela casa toda.
    Algumas pessoas dizem para eu dar bronca e leva-lo ao local correto e fazer festa, outros dizerm para eu esfregar o focinho onde ele fez e leva-lo no local correto e fazer festa, agora leio aqui que não é para brigar, não sei o que faço
    Me oriente…
    Obrigada.
    Luciene!

    • 2 Paula Andrade 23 outubro, 2009 às 11:30 am

      É melhor não esfregar o focinho no cocô, e nem dar bronca no animal. Sabe por quê? É que muitos cachorrinhos, depois de passarem por isso, começam a fazer uma associação meio engraçada: eles acham que o dono não pode ver o cocô deles. Eles não entendem que o problema está no lugar onde fizeram o cocô. Associam que o problema é o dono ver.

      Então, o que eles começam a fazer é esconder o cocô: ou fazendo em lugares onde o dono não vai achar, tipo embaixo do tapete, ou comendo o cocô para ninguém ver – isso se chama coprofagia.

      E aí, se essa associação acontece, o dono começa a ter um problemão, onde antes tinha apenas um probleminha, porque é muito difícil tirar esses hábitos. E, como o cachorro não faz mais cocô na frente dele, ele não consegue mais ter oportunidade de elogiar, e o cachorro acaba nunca aprendendo.

      O pensamento é o seguinte: se o cachorro fez no lugar errado, é porque o dono não estava vigiando. Então, o melhor que o dono tem a fazer é se preparar para vigiar melhor, e manter o cão confinado quando não puder estar de olho.

      Se fizer isso direitinho, o treino de banheiro acaba super rápido, sem conseqüências desagradáveis, e dura pro resto da vida.

      (Deborah Leão)

    • 3 mirela 9 janeiro, 2013 às 6:45 pm

      O Lhasa apso é o cão mais dificil de aprender.

  2. 4 Michele Santos 23 março, 2009 às 8:11 am

    Ola, tenho uma Beagle de 2 meses ela é uma amor, ela dorme comigo no quarto e faz suas necessidades no jornal mais quando esta em outros ambientes da casa faz suas necessidades em qualquer lugar e quando eu descubro oque ela fez, ela tenta comer.
    Durante a semana ela fica sozinha com minha poodle e acredito que ela ira aprender a fazer suas necessidades no quintal mais se ela não fizer? Consigo amenisar a situação com produtos estimulantes para fazer as necessidades dela no local onde eu quero???
    Obrigada
    Um abraço
    Michele

    • 5 Paula Andrade 23 outubro, 2009 às 11:36 am

      O que acontece, Michele, é que sua cadela é muito novinha ainda.

      Nessa idade eles ainda não têm controle de esfíncter, nem adianta tentar tirar a folha de jornal, ela vai fazer xixi onde sentir vontade. Deixe tudo forrado de jornal, mesmo, pelo menos por enquanto. Seria como querer que um bebê de colo parasse de usar fraldas, está fora do alcance dela.

      O controle de esfíncter pleno só vem por volta dos 4 meses de idade do filhote. Por enquanto, o que você pode fazer é acostumá-la com o jornal, mas sem maiores exigências. Quando ela estiver um pouco mais velha, você pode começar a tentar tirar algumas folhas, porque nessa idade eles já conseguem aprender com mais facilidade, mesmo sem o controle total do esfíncter.

      (Deborah Leão)

  3. 6 Rafael 28 março, 2009 às 4:21 pm

    boa tarde , tenho cadelinhas muito lindas , mas na hora de passear com elas é um sufoco , elas ficam puxando com toda a força a coleira , quando solto elas pra andarem num terreno que tem perto da minha casa se elas vêem alguma criança correndo brincando elas , vão em cima , não chegam a morder , mas assustam , correm atras de outros cachorros , quando estão na coleira a gente passa em frente outras casa elas ficam fiam mexendo com os outros cachorros , e com isso acabo perdendo o prazer de levar elas para passear , gostaria de alguma dica , o que eu faço eu amo elas ….

    • 7 Paula Andrade 23 outubro, 2009 às 11:47 am

      Rafael, cachorro fora de casa é na guia SEMPRE, sem exceções. Independente de raça e tamanho, rua não é lugar de cachorro solto.

      Sobre puxar enquanto passeia, faça o treino de guia nelas separadamente. Coloque a guia, ainda dentro de casa, e espere. Se ela puxar, fique parado. Quando ela parar de puxar, afrouxe a guia e recompense-a (pode ser carinho, comida, ou qualquer coisa que a motive). Espere mais um pouco. Se ela puxar de novo, faça a mesma coisa. Se não puxar, em pelo menos mais três tentativas, comece o passeio.
      Sempre que ela esticar a guia, pare imediatamente, e só continue a andar quando a guia afrouxar. Tente ir aos poucos. Dê um passo, e se a guia continuar frouxa, faça muita festa e recompense-a. Aumente gradualmente o número de passos, parando sempre que ela puxar.

      (Deborah Leão)

  4. 8 Sara 15 junho, 2009 às 11:38 am

    Olá! tenho um labrador de quase 3 meses e não consigo ensina-lo a fazer suas necessidades no lugar certo. É que não tenho muito tempo para ficar no pé dele até ele fazer suas necessidades, e ele faz muito xixi, pois bebe muita água. E faz o nº dois sempre a noite quando ninguém está vendo. O que devo fazer?

    • 9 Paula Andrade 23 outubro, 2009 às 12:03 pm

      Sara, treinar o lugar certo do xixi e do cocô pode ser um desafio se você não tiver tempo para vigiar. O ideal seria, nessa fase, que você estivesse sempre de olho, de forma que, quando percebesse que ele vai fazer xixi/cocô, o levasse para o jornal. Ou, ainda, que o colocasse no local escolhido logo depois de acordar, beber água e comer.

      Sem estar por perto vigiando, é complicado, mas é possível usar o método do confinamento explicado no post, que serve para acostumar o cão a preferir a superfície do jornal. Consiste em forrar todo o espaço escolhido com jornal, pra que, quando você não esteja perto, ele só tenha a opção de fazer no jornal.

      (Deborah Leão)

  5. 10 ANA SANTOS 23 outubro, 2009 às 6:43 am

    TENHO UM CHOW CHOW DE 2 ANOS E 3 MESES,ELE SEMPRE FEZ AS SUAS NECESSIDADES FORA DO APARTAMENTO,MAS AGORA MORO NUM APT QUE TEM DUAS VARANDAS ENORMES,E COMO ESTOU GRAVIDA DE 7 MESES E NAO POSSO MAIS LEVA-LO FORA DE CASA,POIS ELE AO PASSEAR FAZ MUITA FORCA E ISSO PODE PREJUDICAR A MINHA BEBE,MEU MARIDO ATE ESTAR PENSANDO EM DAR,E ISSO EU NAO QUERO POIS TENHO MEU CHOW COMO UM FILHO,GOSTRAIA Q VC ME AJUDASSE COM UMA DICA PRA QUE ELE FIZESSE XIXI E COCO EM UMA DAS VARANDAS,POIS JA TROUXE ATE COCO DE OUTROS CAES E COLOQUEI SOBRE O JORNAL,MAS NADA ADIANTOU…OU ATE MESMO UMA DICA P QUE ELE POSSA PASSEAR COM CALMA PELAS RUAS.(NAO ADIANTA LEVAR PETISCOS,PEDIR P QUE ELE ANDE DEVAGAR,DAR BRONCA E ATE MESMO BATER,NADA ADIANTA ELE E MUITO TEIMOSO )AGUARDO RESPOSTA.OBG

  6. 12 Silvio Teodoro 31 dezembro, 2009 às 10:14 am

    Bom dia!

    Tenho uma Yorkshire de 9 anos e ela está fazendo xixi e cocô em locais indesejáveis do meu apto como sofás, poltronas, tapetes da sala, box do banheiro, etc. É possível treinar (adestrar) um cão nesta idade a fazer as necessidades em um único local?
    Obrigado.

  7. 13 Rafaela 5 janeiro, 2010 às 7:41 pm

    Boa Noite.
    Tenho uma Yorkshire de 4 meses, ela faz xixi e coco por toda casa, eu tinha uma varanda e ela ficava lá fazia xixi e coco lá, quando fazia em local errado levava ela para lá e ficava o dia inteiro, quando estava acostumando a fazer só na varadinha, eu mudei e na minha nova casa não tem varadinha, só um terreiro q tem os cachorros da minha vó que não dão muito bem com minha filhotinha ai prifiro q fique dentro de casa, porém faz coco/xixi por toda casa, xigava e levava ela para o tapetinho mais nunca faz no local q qro, de uns dias pra cá vejo comendo o próprio coco… Ainda a tempo para ensina-la fazer as necesidades no local certo?

  8. 15 roberto 15 janeiro, 2010 às 4:14 pm

    boa tarde vcs poderiam me ajudar estou com uma akita de 4 meses e ela ta comendo a capa da maquina de lavar e seu coco tambem oke devo fazer obrigado pela ATENCAO

  9. 16 Sarah 21 janeiro, 2010 às 8:30 am

    Olá,
    Tenho uma poodle de 7 meses, ela é muito esperta e obediente. Acho que o problema é comigo, pois penso que usei o método errado para adestra-la para ir ao banheiro. Toda vez que eu achava um “acidente” eu mstrava a ea fazendo-a cheira e dizia com agressividade “não” e em seguida a mostrava o local para fazê-lo.
    Estou com ela a 5 meses e ela ainda não aprendeu, e ainda por cima ela só vai ao banheiro escondida, quando estou distraida.
    Passei a tranca-la na lavanderia quando saio de casa, que é onde está o banheiro (não é jornal, é tipo uma bandeija com furinhos), mas agora ela passou a fazer na varanda da lavanderia. Já comprei pipidog e mostrei onde é… Não adianta. Eu não posso ficar vigiando-a sempre… minha familia já está sem paciência com ela e comigo. POR FAVOR ME AJUDE!

  10. 17 Luciana 12 março, 2010 às 4:58 pm

    Oi

    Tenho uma poodle de 3 meses. Na parte da manhã ela fica com a minha filha e e á tarde ela fica sozinha.Tanto na parte da manhã como á tarde ela faz as necessidades no tapetinho higiênico. Quanto eu chego à noite do trabalho passa 10 minutinhos ela ja faz na sala, no corredor. Só faz no lugar errado quando estou em casa. Me falaram que é para chamar a minha atenção. Mas eu brinco com ela quase a noite toda. O que eu devo fazer??

  11. 18 tayssa 19 setembro, 2010 às 2:16 pm

    Olá, tenho um york de 3 anos. moro em um apto e ele faz xixi em tudo quanto é lugar, nao sei o que fazer. comprei aqueles fraldoes, antes ele ate fazia la, mas tem lugares especificos da casa que ele vive fazendo, no canto das camas é o lugar preferido deles. e os meus pais ja querem dar pq nao aguentam mais ele fazendo xixi em tudo quanto é lugar, mas eu sou muito apegada a ele. o que eu posso fazer?

  12. 19 alaide 21 novembro, 2010 às 4:22 pm

    me ajude por favor tenho um vovozinho em adaptação em um apartamento, ele sempre morou em casa com muito espaço , como fazer para ele parar de fazer xixi no aparatamento inteiro ? Urgente, pois não quero ficar sem meu cachorro ,

    Obrigada desde já.

  13. 20 michele 31 agosto, 2011 às 1:30 pm

    Ola,tenho um shitzu de 8 meses q faz xixi por todo apartamento,ja coloquei 2 banheiros p/ele ter mais opção,o coco ele acerta,mas o xixi ñ.Sera q ele ainda aprende,tem mais alguma coisa q eu possa fazer??

  14. 21 Eli 7 novembro, 2011 às 9:31 pm

    Oi Paula, boa noite.
    Tenho uma cadela lhasa apso de 6 meses, ainda não conseguimos ensina-la à fazer o xixi no local certo, ela não tem local definido, onde ela estiver ela faz o xixi, tentamos colocar Jornal e o tapetinho descartável, porém ela sempre os come, compramos aquele pallet de plástico, mas ela não faz em cima do pallet, e agora ela está com medo, nós brigamos muito com ela. Vc tem uma sugestão? Poderia nos ajudar?

  15. 22 Alloma 5 dezembro, 2011 às 2:57 pm

    Paula..
    Meu shih tzu é macho e vai fazer dois meses dia 14 de dezembro.. e ele faz xixi e coco muitas vezes no lugar errado e outras ela faz no certo(jornal) ..
    ah casa é grande e as vezes ele corre pra outros comodos só pra urinar ou defecar..
    sendo que o jornal fica perto dele (no quarto)
    mudo o jornal de lugar? deixo ele trancado?
    não sei oq fazer
    ele é muito novo por issoo ?

    Me ajuda
    Obrigadaa!

  16. 23 URL 10 dezembro, 2011 às 9:52 am

    Absolutely pent subject matter, appreciate it for selective information . 577726

  17. 24 Bruna 12 julho, 2012 às 8:25 am

    Olá,

    Tenho um filhote de sete meses de Lhasa macho, ele está em casa a duas semanas. Estou tendo muita dificuldade para ensina-lo a fazer xixi no lugar correto, o cocô está mais tranquilo porque sempre saio com ele pela manhã antes do trabalho e todos os dias anoite antes de dormir. As vezes ele faz as duas vezes as vezes não isso varia muito. Mas o xixi atualmente ele tem feito de manhã e quando chega em casa passado um tempo ele faz novamente. Comprei o fraldão e o pipi pode, estou pigando diariamente no fraldão as 5 gotinhas conforme indicado, mas quase sempre ele faz no fraldão e em dois ambientes da casa. Comprei também o não pode mas ele tem um cheiro um pouco forte e minha mãe não está nada satisfeita rs. Tenho até o inicio de agosto para adestra-lo a fazer no lugar correto senão minha mãe vai acabar irritando com ele em casa, por favor me ajudem.

    Tenho mais algumas dúvidas:
    1)De quanto em quanto tempo mais ou menos um filhote faz xixi, pois assim acredito que fica mais fácil de eu tentar colocar no lugar correto;
    2) As vezes no fim de semana quado saio procuro deixa-lo trancado com água e comida em um comodo que temos para o lado de fora da casa, assim evitamos que ele fique sozinho dentro de casa fazendo bagunças. Isso está correto? Pois na semana passada quando fiz isso, ele estragou a porta comendo e também retirou o ralo do banheiro, quando eu cheguei estava todo molhado. Rs
    3) Ração posso dar a ele duas vezes ao dia, ou tem que ser três?

    Obrigada!

  18. 25 Nayara 2 junho, 2016 às 8:22 pm

    Tenho uma lhasa após de 3 meses, ela muito danada e pra piorar faz as necessidades pela casa toda,em cima do sofá, na cama, tapete, em tudo! Já não sei mais o que fazer! Já tentei de tudo. Preciso de ajuda!!!!


Deixe um comentário

Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 710,458 visitantes desde jan/08

