Diário da Phoebe – 5ª semana

Ontem se completaram 4 semanas desde que Phoebe veio morar conosco num apartamento no Rio de Janeiro. E o que posso dizer é que a adaptação dela foi impressionante. Em menos de um mês, ela se tornou um cão de apartamento.

É verdade que a qualidade de vida dela melhorou muito. Ela antes passeava, quando muito, uma vez por semana. Ficava num quintal cimentado, com escada, separada das pessoas da casa. Vivia cheia de carrapatos que resistiam a todos os tratamentos. Comia um monte de porcarias e estava obesa.

Agora passeia três vezes por dia, inclusive debaixo de chuva. Nos fins de semana, sai de carro, corre solta com outros cães, se socializa. Fica dentro de casa, perto de nós, recebendo atenção e carinho na maior parte do tempo. Não tem mais carrapatos, nem pulgas. Praticamente só come ração, além de alguns petiscos light, e já emagreceu bastante.

Com isso tudo, ela está outra. A postura corporal está mais relaxada, quase não arfa mais. Brinca com os brinquedos  (adora bichos de pelúcia!), rói ossos de couro, fica deitadinha no sofá curtindo preguiça. Dorme muito e bem, não fica mais acordando durante a noite, e muitas vezes continua dormindo depois que acordamos.

Já tem conseguido ficar sozinha, e estamos reduzindo progressivamente a dose do remédio, embora ainda estejamos evitando períodos muito longos e frequentes de solidão. Praticamente não tem latido dentro de casa, e já está fazendo as necessidades quase só na rua.

Esse fim de semana fomos pela segunda vez ao ParCão da Lagoa, no sábado. À noite fomos levar uma amiga que está hospedada lá em casa ao Centro, para um casamento, e ficamos passeando por lá enquanto esperávamos. No domingo, passamos pela Vista Chinesa, depois fomos à Cobasi, na Barra, e almoçamos no Shopping Downtown, onde cachorros podem entrar. O Rio é uma cidade cheia de opções de programas “caninos”, o que facilita muito ter cães em apartamento, inclusive os grandes – coisa que aqui é comum.

Vou manter esse diário semanal, por enquanto, para ir dando notícias. Desde já, muito obrigada a todos que vêm me dando apoio nessa jornada, cada manifestação de carinho e encorajamento é importante e me faz sentir que estamos no rumo certo.

Fica aqui uma pergunta: existe algum tema, dos que tratei aqui ao longo desses posts, que vocês gostariam de ver mais aprofundado? Treino de caixa de contenção, adestramento para cuidados veterinários, truques, treino de guia, …? Se houver, faço um post separado comentando.

Além disso, muita coisa passou batida porque não foi problema para nós, mas pode ser problema para outros cães se adaptando em apartamento. Destruição, por exemplo, ou xixi fora do lugar. Se alguém quiser mais dicas sobre essas questões, pode comentar por aqui, e vamos tratar delas também.

10 Responses to “Diário da Phoebe – 5ª semana”


  1. 1 Gisele Oliveira 8 junho, 2011 às 5:05 pm

    Oi, quérida. Eu vi que vc respondeu meu comentário em outro post. Não tive foi tempo de responder de volta. Fico muito feliz que sua mocinha está melhor. O meu Lucky tb está bem melhor, já não late nem chora quando nos arrumamos para sair de casa, não chora durante a madrugada, e nem se desespera (como antes) quando chove. A evolução foi lentíssima, mas funcionou. Estamos agora criando coragem de modificar o único comportamento que ainda nos incomoda: Ele dorme preso, na varanda, mas com guia comprida suficiente para entrar e dormir na sala, pertinho da porta(hábito que ele iniciou quando estava em crise, e cedemos por conta dos vizinhos). O resultado disso é que minhas gatas ficam circulando pela varanda, coisa que eu não queria. Mas logo que tiver disposição, resolveremos isso tb. Agora que sei que dá certo, boto maior fé. Mas tenho um pedido a fazer: Dicas de brinquedos alternativos. É que meu rapazinho tb se lambe muito, e tb tenho uma Pug que está se lambendo bastante. Aqui em Fortaleza não temos opções de brinquedos criativos, e pedir por internet, sai super caro. Vc teria sugestões para ocupar o tempo deles, enquanto ficam sozinhos? Abraços!

  2. 2 Carol Raquel (dona do Nick) 9 junho, 2011 às 8:40 am

    Oi, Deb!!!!
    Muito bom saber que a maluca da Phoebe está se adaptando que é uma beleza!! Coloca umas fotos depois!!!! Seria muito legal!

    Então, antes de mais nada queria te parabenizar pela força de vontade que você SEMPRE tem!!! A Phoebe com certeza agradece toda a sua dedicação e a de seu marido!

    Adoraria saber mais sobre o treino para ansiedade, Deb! Acho que seria muito proveitoso!

    bjãoo,
    Carol Raquel

  3. 3 Gabi 9 junho, 2011 às 8:42 pm

    Ai Dé, vc não sabe como fico feliz de saber que a jovem senhora está tão bem!! Torci muito por isso!!
    Keep posting, adoro ter noticias dela!!
    Beijão
    Gabi

  4. 4 Gabi 9 junho, 2011 às 8:44 pm

    Ahh!!! Depois dá uma passada pelo forum do agility rj.. quem sabe um fds vc não vai a uma prova assistir? É mais um programa de fim de semana canino! :D E o pessoal ai do Rio é muito legal!
    Beijo!
    http://www.agilityrio.com.br

  5. 5 alemosquera 9 junho, 2011 às 9:12 pm

    Tá vendo? Eles se adaptam muito melhor que nós. Cães são mestres em adaptação. E como eu sempre disse, lab de apartamento é mais feliz que muitos labs de casa. A tendência é melhorar cada vez mais.

  6. 6 camila 20 julho, 2011 às 10:23 pm

    Boa noite …preciso de ajuda.

    Estou com um filhotinho macho de quase 3 meses (maltês).

    Tenho colocado jornal no local onde ele deveria fazer suas necessidades. As vezes ele até faz…mas tenho que ficar em constate atenção e isso está me deixando exausta!!!!!!!!!!! Moro em apartamento e gostaria de saber se ele já consegue aprender…tenho que deixar ele preso:??? Pq tenho alternado um tempo preso na sacada outro dentro de casa, mas quando me descuido tá ele lá fazendo xixi…

    Tirei o tapete da sala…mas ele não faz sempre no mesmo lugar…Me ajude por favor!!!

    Obrigada

    Camila
    camilayg@hotmail.com

  7. 7 aknethon 24 janeiro, 2012 às 12:39 pm

    Tenho uma dica muito boa de adestramento , vejam no site http://adestrar.opoderdacerteza.com.br com apenas 15 minutos por dia você pode adestrar seu cão.

  8. 8 Aline 20 outubro, 2013 às 10:40 pm

    Pelo amor de Deus, mudamos a vinte dias para apartamento, cobertura, com terraço e realmente sinto uma melhora na qualidade de vida da minha big pet, Labradora! Porém, ela late muito quando saímos para trabalhar, suja as paredes de tanto que unha na porta, e ainda late para qualquer barulho no corredor! Aqueles latidos de susto, medo, perigo, pois ela late e corre!! Que sufoco! Percebo alguns olhares de insatisfação de vizinhos… Como podemos melhorar isso? Algumas dicas, adestramento etc?

  9. 9 Andrade Santos 6 abril, 2015 às 6:34 am

    Parabéns estou muito feliz que você está conseguindo adestrar seu cão, ta vendo não é tão difícil assim aprender como adestrar um cachorro, todo mundo pode fazer em casa, é só seguir o curso. http://bit.ly/1B7PN8a

    Abraço !

  10. 10 Inês Fernandes 8 fevereiro, 2017 às 5:49 am

    Olá, tenho uma Labradora com 3 meses e meio (quase 4 :)) e ela também sofre muito quando fica sozinha em casa (para além de me destruir a casa inteira!!). Não sei o que fazer para ela se distrair, deixo-lhe os brinquedos e ossos verdadeiros e ela prefere ganir e destruir outra coisa qualquer…
    Podemos falar um pouco sobre o treino que deu ao seu cão?


Deixe um comentário

Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 707,003 visitantes desde jan/08

