Como lidar com as mordidas de filhotes

Filhotinhos são engraçados, fofinhos e brincalhões, mas também são mordedores. É difícil achar alguém que tenha um filhote de cachorro e não esteja com a mão toda arranhada por causa dos ataques de dentes afiadíssimos. Raramente os filhotes mordem com a intenção de machucar. O que eles querem é interagir e cabe aos pais “humanos” ensinarem outras maneiras de melhorar o contato com eles.

O grande truque para solucionar qualquer problema de comportamento é, em primeiro lugar, entender o motivo que leva ao comportamento indesejado, pois não adianta tentar impedi-lo sem fornecer alternativas. O cãozinho precisa interagir, mastigar e aliviar seu desconforto e ansiedade. Ele sabe fazer isso com a boca e, por mais que sua bronca seja bem dada, o cão dificilmente irá respeitá-lo se não tiver maneiras de substituir ou redirecionar esses comportamentos.

E como podemos fazer isso? O primeiro passo é presentear o filhote com inúmeros brinquedos de diversos tamanhos, texturas, gostos e cheiros. Certifique-se de que há objetos disponíveis em todos os ambientes que o cão freqüenta, pois a ansiedade e a coceira podem aparecer a qualquer instante.

No entanto, é claro que a nossa mão é muito mais legal do que a maioria dos brinquedos, porque dificilmente o cãozinho não consegue nossa atenção quando morde nossa mão; ao passo que, ao morder seu ossinho sos-se-gado no seu cantinho, raramente faz com que tenhamos uma ação direta nele. É preciso mostrar que morder os brinquedos também é uma ótima forma de conseguir atenção. Quando seu filhote optar por morder um brinquedo, fale o nome dele, corra atrás e brinque com ele. Pare a interação assim que o pet soltar o objeto e volte a brincar assim que ele pegar o brinquedo novamente.

Um truque para ajudar a aliviar a aflição da coceira na gengiva é dar brinquedos congelados. Congele alguns objetos e dê ao seu cachorro: os cães costumam adorar e o gelado alivia mais rapidamente o desconforto da gengiva. Para que os brinquedos fiquem mais interessantes, eles devem nos representar – para isso, você também deve brincar com o objeto e, principalmente, deixar o seu cheiro nele (não é preciso esfregá-lo debaixo do braço! O olfato dos cães é muito melhor que o nosso).

Mesmo com todas essas dicas, sua mão provavelmente ainda vai continuar sendo o melhor brinquedo. Agora que o filhote tem diversas opções, devemos tornar nossa mão desagradável de ser mastigada. Para conseguirmos isso, podemos associar o morder a mão com algo desagradável, que aconteça, de preferência, no mesmo instante da mordida. Assim o cão vai testar a mão num momento e testar os brinquedos em outro momento. Com os objetos, vai conseguir tudo o que quer, inclusive atenção, e toda vez que morder a mão sentirá um desconforto imediatamente.

Uma das maneiras práticas e seguras de provocar um desconforto no cão, aproveitando que ele já está mordendo a sua mão, é apertar a língua dele contra o fundo da boca com o dedão. Esse apertão deve ser rápido e só deve acontecer quando o cão morder de fato e nunca como uma maneira preventiva. O apertão deve ser desagradável, mas não deve machucar o animal. Você saberá que o apertão está provocando desconforto observando a reação do filhote. Se você fizer de forma correta, após alguns apertões o cão vai parar de morder a sua mão. Ele provavelmente tentará novamente, mas, assim que sentir o apertão de novo, irá parar.

Procure sempre facilitar o comportamento correto do seu filhote. Ao encontrá-lo, leve algum brinquedo ou estimule-o a ir ao seu encontro com um brinquedo na boca. Como já dissemos anteriormente, é importantíssimo recompensar o comportamento correto e fornecer alternativas para o comportamento que queremos eliminar.

Revista Cães & Cia, n. 310, março de 2005

Alexandre Rossi é zootecnista, especialista em comportamento de animais e autor dos livros Adestramento Inteligente e Os segredos dos gatos.

About these ads

57 Responses to “Como lidar com as mordidas de filhotes”


  1. 1 thai 24 julho, 2008 às 11:36 am

    eu tenho um cocker de 2 meses,
    ele morde muitooo… e rosna qdo pego
    ele pra dzr nao…
    oq eu faço???

    • 2 Nayara 14 março, 2010 às 8:42 pm

      nao precisa pegar ele pra dizer nao se ele te morde ao vai bater nao vai brigar vc deve tipo dar um ossinho macio fica brincando com o ossinho pega o osso mostra pra ele balanÇA ai ele vai saber q vc ta dando atençao pra ele !!ele vai saber q nao deve morder tua mao ate ai ele já aprendeu já nao ai ter graça morder tua mao e sim o ossinho

  2. 3 Claudio 5 outubro, 2008 às 8:09 pm

    Boa noite

    Gostaria de um auxlio em adestramento de filhotes para urinar e defecar, pois o nosso fica o dia inteiro na varanda e ao chegar mos em casa a tarde ele faz todas suas necessidades dentro de casa.
    Desde já agradeço

    Tel(21)8709-4301

    • 4 Nayara 14 março, 2010 às 8:38 pm

      QUANDO ela fize xixi ou coco em lugar q nao deve ignora e limpa ai vc enxe d jornal e coloca ela na varanda ou algo parecido ai tu vai lá ve ela fazendo xixi no lugar certo faz carinho fala “ISSO” parabens e é issu ai ela vai saber onde fazer suas necessidades no lugar certo

    • 5 Beatriz Silva 18 outubro, 2011 às 3:40 pm

      Eu to com o mesmo problema! por favor se você conseguiu resolver me passa a dica ok?? Muiiito obrigada!!

    • 6 Karina 7 julho, 2012 às 2:26 pm

      Ele está fazendo as necessidades dele longe do local onde ele fica pois associa ao local de descanso, Principalmente se a comida ficar nesse local. Você precisa esbelecer outro local onde ele vai dormir e comer para assim ele não fazer as necessidades dentro de casa.

  3. 7 pet shop 10 novembro, 2009 às 5:53 pm

    é só nao pisar no rabo dele e ta tudo certo rsrs brincadeira.

  4. 8 Yasmin Rocha Davel 11 fevereiro, 2010 às 10:22 pm

    Olá. .
    Eu tenho um Labrador com Rotweiller de 2 meses..
    Ele morde de mais, ele me obedecia mais agora nem obedecer ele ta obedecendo mais..
    Eu gostaria de uma ajuda! Obrigado desde já!

    • 9 Nayara 14 março, 2010 às 8:35 pm

      olha vc deve fazer issu pega uma garrafa com esprei enxe d agua toda a hora q eles te morderem vc joga e fala “NAO” com raiva e fazendo issu diariamente acontece issu ele para ESPERIENCIA APROVADA

    • 10 Karina 7 julho, 2012 às 2:28 pm

      Assista ao cesar milan chamado de encantador de caes seu cachorro precisa de mais caminhada e reconhecer você como lider dele.
      Para as mordidas esperimente dar os brinquedos congelados que irá ajudar com sua gengiva.

  5. 11 ewerton 16 outubro, 2010 às 11:35 am

    Olá . Tenho um cocker de 9meses. Ele morde e quando vou ensinar ele a sentar ele fkca pulandl . Me ajudz , eu n consigo ensinar ele

    • 12 Dayane 25 março, 2011 às 2:31 am

      SÓ VC SE LEVANTAR,E TENTAR DE NOVO..OBS LEVANTA E NÃO DA ATENCAO A ELE..
      PARA QUE VC CONSIGA O FAZER SENTAR SEGURE UM PETISCO NA MÃO E MOSTRE A ELE DEIXE ELE SENTIR O CHEIRO,VAI COLOCANDO A MAO EMCIMA DO FUCINHO DELE E VA INDO COM A MÃO P CIMA QUANDO ELE FINALMENTE SENTAR ENTREGUE O PETISCO,FAÇA CARINHO,PARABENIZE PQ ELE FEZ CERTO..EFAÇA NOVAMENTE..E USE O COMANDO SENTA..LOGO ELE APRENDE-RA..BJS

  6. 13 Jheniffer 19 dezembro, 2010 às 8:51 pm

    Oi, eu tenho uma cachorrinho de 40 dias, ele vive me mordendo, às vezes parece que é pra brincar mas dói, e quando eu xingo ele ele rosna, o que eu faço?

    • 14 Dayane 25 março, 2011 às 2:36 am

      Oi Jhenifer..é simples eu tbm tinha esse problema com meu filhote,brinque com ele..assim q ele te mordem empurre-o(não para machucar é de leve)e diga NÃO seja firme.Se levante e saia não de atenção a ele,volte em 1 minuto e tente novamente..só brinque e faça carinho no momento em que ele não te morder seja insistente..
      Caso não funcione deixe-o de castigo por cinco minutos e de uma nova chance..caso não funcione repita o procedimento..dará certo
      experiencia propia.

  7. 15 mariana 21 dezembro, 2010 às 10:29 am

    Olá
    Tenho um gatinho de 3 meses que morde demais
    meus braços estao cheios de marcas , ele ate ja conseguiu
    deixar o braço da minha mae sangrando de tanto morder.
    Já nao sei mais o que fazer ele nao para e quando agente diz para eli parar ele continua :S
    oque eu fasso ?

    • 16 hellem 12 janeiro, 2011 às 11:49 pm

      oiiiiiiiii eu tinha um gato de oito anos e quando ele me modia batia ni fusinho dele

    • 17 Dayane 25 março, 2011 às 2:38 am

      Gatos normalmente adoram brincar assim..ocupe ele..faça brinquedos
      bolinhas de lã,papel..enrole uma linha no prendedor e arraste..ele tem que gastar energia,gatos são preguiçosos ele encontrara uma forma mais legal de se cansar para comer e dormir

  8. 18 Janaina 6 janeiro, 2011 às 6:10 pm

    Olá, tenho um cachorro muito mal educado, sempre que alguém chega em casa ele fica pulando em cima da pessoa, mordendo, arranhando. Sempre tenho que tranca-lo em algum lugar até ele se acalmar, mesmo assim quando deixo ele sair ele vai direto pular na visita. Não sei mais o que fazer.. Ele é muito danadinho.

  9. 19 erika 3 fevereiro, 2011 às 2:14 pm

    HELLLLLLLLLLLLLLLLPPPPPPPPPPPPPPPPP
    O MEU CÃO É UMA PESTE MESMO QUANDO NOS COLOCAMOS O DEDO NA LINGUA FAZENDO UMA PRESSAO DESCONFORTAVEL. GRITAMOS COM ELE E ATE BATEMOS NELE QUANDO CHEGA NO LIMITE DA NOSSA PACIENCIA ELE NAO ´PARAAAAAAAAAAA PARECE QUE GOSTA DE APANHAR ELE SEMPRE QUE MAIS E NAO RESPITA A NOSSA IRA, NEM O TOM DE VOZ E ELE MORDE NOSSOS PES NOSSAS MAOS CALCANHAR NAO POSSO SAIR DO QUARTO PARA IR AO BANHEIRO POIS ELE JA ME ATACA, NAO AGUENTO MAIS ESSE CACHORO O QUE EU FAÇO?????????????????

  10. 20 vivian 23 fevereiro, 2011 às 11:16 pm

    Olá, tenho uma poodle toy e ela está nos mordendo como fazer para nos morder!

  11. 21 vivian 23 fevereiro, 2011 às 11:18 pm

    retificando! para não nos morder!!!

  12. 22 Breeds Pet Shop Vila Prudente 21 março, 2011 às 9:38 pm

    Por : Maria Clara Cláudia Regiany Martins Alves Siveira – Veterinária – São Paulo

    Caro(a) dono(a) deste blog.Li o artigo, mas, o mais correto, é você ignorá – lo quando ele te morder…Não dê antenção e ele aprende…Dica dada!Mas, se o seu cão não ligar para isso, enrole um jornal, e focinhe ele (bata no focinho)ou bata BEM FORTE nas costas, não tenha dó.Neles nem dói, é só para dar um susto, para ver se ele para com esta brincadeira…Mas, JAMAIS, dê mais de uma batida, senão ele ficará “sem-vergonha”, não terá medo de apanhar.Resumindo : IGNORE OU BATA COM O JORNAL!!!

    Atenciosamente, Maria Clara.

  13. 25 Amanda Ramos 17 julho, 2011 às 12:34 pm

    Tenho um filhote de três meses e meio e eu já tentei de tudo para ele parar de me morder e também as outras pessoas da casa, mas ele insiste e acha que tudo brincadeira. Se eu empurro e ignoro ele dá a volta e me morde de lado! Tentei o método de apertar a língua mas só dá certo por pouco tempo, passei até gengibre nas mãos! Consegui que ele corra atrás de bolinhas e brinquedos, mas quando chega perto de mim ele larga o brinquedo e me morde! Quando a paciência está no limite eu prendo ele até que se calme, mas basta soltar que ele apronta!Tenho dado ossos para se entreter mas não dura muito. Minhas mãos estão horríveis de tantos arranhões.por favor me ajude. Não quero que ele cresça assim, eu ensinei ele a sentar e dar a pata, então por que eu não consegui fazer ele parar de me morder?

  14. 26 Joao 9 agosto, 2011 às 9:30 pm

    EU tenho um Filhote de Pastor Alemão!
    ta com uns 3 meses de idade.
    E ela ta mordendo a gente em Casa!
    Oque EU devo fazer?
    (Ela ja´ foi Vacinada!)

    Tavo em Casa hoje brincando
    com ela no quintal e ela veio por cima
    de min e me deu uma mordidinha
    em min brincando, ate´ me feriu
    fez um cortinho em cima do olho!

    Estarei esperando uma resposta do Sr. no meu e-mail !!!

    Muito Obrigado!

  15. 27 erika 26 agosto, 2011 às 7:07 pm

    Eut enho um York de 2 meses e ele ta mordendo sei que é brincandeira mas n gosto e n quero q ele morda os objetos ,n dou atenção pra ele ,mas mesmo assim ele continua.
    e qto ao banheiro ele esta indo no pipi dog,mas ele vai pra la mesmo pra brincar isso e normal?

  16. 28 guilherme 11 setembro, 2011 às 2:33 pm

    eu tenho uma cachorrinha e ela late ate pra parede, e um dia ela caiu do terceiro andar de minha casa pois estava latindo para um cão como ela é pequena se salvou da morte mais quebrou o coqs(não sei como se escreve)e hoje passa bem,mais ela desaprendeu o lugar de fazer suas nessecidades e late ainda mais,msmo que não tenha nada

    me ajudem por favor!

  17. 29 anônimo 15 setembro, 2011 às 10:21 pm

    Vocês imitaram exatamente a resposta do doutor pet

  18. 30 Mateus 30 setembro, 2011 às 1:07 pm

    Oi, tenho uma Bull Terrier de 50 dias e sempre que vejo todas as dicas pra educar filhotes, eu fico com a impressão de que essas dicas servem pra qualquer cão, menos para o Bull Terrier, já que ele não cansa absolutamente NUNCA!

    Tento todas as técnicas que me ensinam, mas não vejo muita evolução, já que ela não é muito obediente e é muito insistente em impor sua vontade. Isso sem contar que a força na boca dela é assustadora pra sua idade e somado a um boquinha de piranha (que parece mais uma serrilha aqueles dentinhos de leite) vira uma verdadeira máquina de machucar.

    Ao menos, eu percebo que tudo aquilo é brincadeira, sem a menor intenção de agredir, mas uma desagradável brincadeira.

    O que fazer no caso específico dessa raça que é pouco obediente e muito insistente (já que com a técnica de apertar a língua eu quase perdi os dedos)?

    • 31 Raphaela 19 fevereiro, 2012 às 6:24 pm

      Hahahaha, fantástico, adorei sua história. Eu sou dona de um Bull Terrier de 3 meses chamado Marvin, ele tem a mesma boca de piranha incansável, me morde muito, estou aqui lendo e lendo e concordo com a sua observação: essas técnicas funcionam pra qualquer cachorro, MENOS pra um Bull Terrier. E, sim, eu já me feri apertando a língua.
      Sua Bull Terrier já melhorou? Você conseguiu alguma coisa?

      • 32 Edson Tenca Fazan 30 outubro, 2013 às 6:39 am

        euuu tb estou com um bull terrier de 50 dias hj.. os seus ja tem 1 ano mais ou menos eu queria saber.. ele melhorou? pq u meu eh u capetaaaaaaaaaa e minha mae ta morrendo de medo qerendo que eu venda u cachorro -.-”.. tem alguma dica que ajudou a melhorar ele??
        vlwsss!!!!

    • 33 vander 7 novembro, 2013 às 12:35 pm

      Tenho um Bull terrier macho de 2 meses, já tive diversas raças, rottweiler, pastor alemão .. e la vai pra min e uma nova experiencia com essa raça de terriers ..bom morde todo filhote morde ..mas no caso do bull terrier parece que ele não sabe brincar a não ser de morde a carne da gente e um verdadeiro tubarão ahahaha mas enfim coloca uma meia com raçao dentro e faça tipo uma bolinha ai ele vai ficar entretido naquilo tbm outra coisa que ele adorou foi minha caneleira de futebol esse sao melhores brinquedos pq tem nosso cheiro nao vale a pena gastar dinheiro com brinquedo no pet no caso do bull ele nem se interessa………. com 6 meses ele ja vai ser castrado para prevenir doença e não virar um fujão..não quero me responsabilizar por danos de animais de meus vizinhos kkkk abraço

  19. 34 jocelaine 17 outubro, 2011 às 11:22 am

    ninguém vai responder?????????????????

  20. 35 Jaqueline Nogueira Francisco 18 dezembro, 2011 às 9:13 pm

    Por favor me ajude, tenho uma cocker de quase 3 meses.
    e ela é terrivel, morde muito e forte demais, como se quisesse arrancar um pedaço, não me parece q ela esteja brincando, Já chegou a me cortar 4 vezes. Simplismente nao sei mais o que fazer, já tentei bater, deixar de castigo, dar varios brinquedos, falar que nao pode com voz firme, nada dá certo, assim q eu paro qualquer um dos metodos ela volta, e com algum deles ela se tornava mais agressiva.

  21. 38 valentina 27 janeiro, 2012 às 11:05 pm

    meu filhote não obedece nada, ele morde como se fosse arrancar um pedaço da minha mão não aguento mais.
    quando faço carinho ele morde pra brincar morde e ele atormenta meu gato ele esta mancando de tanto ser mordido

  22. 40 DAPHYNE 19 fevereiro, 2012 às 12:20 am

    Meu maltês de dois meses morde muito quando brinca comigo. Vi em um programa na tv que é só ser firme com ele. Então quando ele está me mordendo chamo o nome dele, e quando ele me olha eu olho bem dentro dos olhos dele e digo com firmeza Pare de me morder. Tentei isso algumas vezes e pelo menos ele para de morder. Ele abaixa a cabeça todo desconfiado e se aqueta.

    • 41 Lilian 20 novembro, 2012 às 12:50 am

      a minha maltes esta com 7 meses eu a comprei ja com essa idade a apenas uma semana, quando ela chegou em nossa casa no primeiro e segundo dia era toda desconfiada brincava super comportadamente nem mesmo latia, apos uma semana ela ja e a dona da casa e estamos felizes com ela pirem muitas vezes durante suas “brincadeiras” ela tem mordido muito, ja falei com os meus filhos e marido para ignorarmos o comportamento e coloca-la de castigo toda vez que ela ultrapassar os limites. Mas tenho absoluta certeza que ela vai aprender muito rapido ela e super inteligente e so usa o banheiro fora da casa eu controlo os horarios dela e dou um petisco como premio toda vez que ela merece.

  23. 42 laura de cajazeiras pb 20 fevereiro, 2012 às 1:35 pm

    tenho um labrador de 3 meses mais ele e insaciavel, estou cheia de cicatrizes de tanta mordida mais não consigo ficar com raiva dele pois eu o amo muito e como se fosse da minha familia. ele e um acachorrão preto de mais de 10 kilos mais e destruidor!!! alguem me ajude!

  24. 43 Alice ribeiro 31 março, 2012 às 12:03 pm

    Oi, eu tenho um poodle de 50 dias mas ele me morde muito ja tentei de tudo dessas dicas ai mas ela nao para caramba ta puxado mas eu nao consigo ficar xatiada com ele , mas o que eu faço ?

  25. 44 leonardo 30 maio, 2012 às 6:54 pm

    eu qr ensina o meu labrador de 2 meses a da a patinha e outras coisas mas quando eu peço a patinha ele começa me morde e nao para morde tudo que ve oque eu faço

  26. 45 Thayara 9 junho, 2012 às 9:57 am

    ameeei, vou aplicar no meu cãozinho !

  27. 46 Fernanda Ramos Leite 22 julho, 2012 às 7:58 pm

    Olá ! Tenho um Pug de 2 meses, que não pára de me morder ! Como faço ele parar ? Me ajudaaa !

    Desde já agradeço !

  28. 47 Massumi 29 julho, 2012 às 2:19 pm

    Aqui tem mtas perguntas e nenhuma resposta!
    Eu gostaria de ter a mesma resposta do Mateus, eu tb tenho uma Bull Terrier femea de 3 meses,tb morde mto! hahaha…Descobri recentemente q ela morde pq fica presa dentro de casa, então soltei ela no quintal e ela me esqueceu um pouco. Brinca q é uma beleza, o problema é q ela come tdo q ve pela frente, até pedras! Já levei um furo no dedo da mão,tentando tirar a pedra da boquinha dela…rsrs Tb descartei um jardim q gostava mto por causa da Zaira , minha cadelinha Bull Terrier. Acho q aos poucos ela vai ficando mansinha…Antes ela era terrivel!
    Abraços!

  29. 49 rafaela 22 novembro, 2012 às 11:00 pm

    tenho um filhote de labrador de 41 dias ele vive mordendp, chine lo, minha mão e as pernas da minha filha o q eu faço?

  30. 50 licinia alves 23 novembro, 2012 às 8:27 am

    bom dia ajude me por favor tenho 1 yorkshire de 4 meses com as vacinas. apenas falta e da raiva. ele nao deixa por a coleira nem a trela. preciso prende lo e com a ajuda de outra pessoa é que consigo . por favor ajude-me. ele esta sempre a morder .

  31. 51 daianag 28 dezembro, 2012 às 4:20 pm

    ola boa tarde.
    poxa eu tenho um labrador de 2 meses e ela esta muito levada,so morde e ela nao pode ver minha mao que quer morder, eu nao sei o que fazer porque eu perco a paciencia e grito toda hora com ela me ajude.

  32. 52 celia 10 abril, 2013 às 9:34 am

    tenho um filhote dalmata de 5 meses e morde mto e tenho uma filha de 5anos e ele nao pod ver ela que avanca pra moder. queria ajuda!

  33. 53 priscila 17 setembro, 2013 às 8:10 pm

    achei legal e muito interessante suas dicas , ajudou muito principalmente a dos objetos congelados !

  34. 54 Paloma e flavio 22 setembro, 2013 às 5:17 pm

    Tenho uma cocker de 4 meses ela nao tem condiçoes de lidar,mastiga tudo e adora mastigar celular,por mais que tentamos ensina-los,ela fica cada vez mais rebelde e se xingamos,ela fica uma fera o que devo fazer???

    Nao agueto mais…

  35. 55 junio santos 28 setembro, 2013 às 8:36 am

    ei meu cachorro so vive mordendo meu pe mia mao e meu braço e quando eu carrego ele e le fica rodando a cabeça o que que eu faço agora veterinario me ajude e porque a mae dela e brava e morde todo mundo socorro me ajude veterinario por favor adestrador de caes poodle me jude ou o veterinario

  36. 56 alannna 7 novembro, 2013 às 7:09 pm

    Oi tenho um yorshire 2 meses ta mordendo muito, q chega a doer, lati bastante com estivesse com raiva, estou preocupado pq tenho filho de 5 anos, sera q ele tem rsiva, é mormal?

  37. 57 dayane 24 fevereiro, 2014 às 8:12 am

    olá,eu tenho uma poodle ela tem dois meses e está mordendo tudo,tando moveis como agente,não sei mais o que faço,pois queria comprar um sofá novo mais estou com medo dela rasgar pois ela passa o dia inteiro em casa sozinha não vou poder controlar ela mim ajude o que posso fazer.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem-vindo!

Este site é uma extensão da comunidade Dicas de Adestramento do Orkut.

Leitores online

web counter

Pesquisar

A função abaixo permite que você localize rapidamente tudo que foi publicado a respeito do termo buscado.

+

Pavê ou pacomê?

Acessos

  • 551,689 visitantes desde jan/08

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: